DSC01206

Em clima de festa aconteceu na manhã da ultima sexta feira 04 de agosto, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Agropecuária de São José. Foram iniciadas as atividades com a composição da mesa que contou com personalidades importantes da Historia da Cooperativa, e das entidades que representam o setor agropecuário local, a exemplo do Sr. Padre Sandro Vespasiane, ex-presidente e entusiasta da entidade em nossa cidade, também compuseram a mesa, a Presidente da ACIAI Sr. Hildenaide Catarino, o líder do grupo Coletivo de Jovens da Fazenda Cajueiro Ezielton Nascimento, Josevaldo Alves representando o If Baiano, Secretário de Agricultura Raimundo Costa, Sr. Analdino Laranjeira representante da COOPAGRI, Sr. Nicodemos Almeida representante do Instituto Caatinga e do CMDS, o Sr. Julio Carlo ex-presidente e atual conselho fiscal da cooperativa, o Sr. João Pereira ex-presidente da entidade, representando ASCOOB Itapicuru a gerente Fabiana, e o atual presidente da cooperativa Anderson Lopes, marcaram presença também a Presidente da Coopagri Marilene Laranjeira, e o Agente de Crédito da Agencia da ASSCOOB em Itiúba Emílio, o grupo de Jovens da Fazenda Cajueiro e muitos cooperados e herdeiros de cotas também marcaram presença.

DSC01202

Verificado o quorum, foram dado inicio aos trabalhos, na fala do Sr. Padre Sandro ele fez um breve relato da história da cooperativa e das dificuldades que enfrentou quando lutou muito para fundar a cooperativa em Itiúba com os demais sócios fundadores, e que estava muito alegre por ver depois de mais de 15 anos parada serem retomadas as atividades depois da renovação da diretoria, outro que falou e trouxe boas recordações foi o Sr. Julio Carlos, relatando que o Sr. Elísio Ferreira seu Pai, já falecido, foi sócio, que ele era sócio e vai associar seu filho, que eram três gerações de história construída com muita luta.

DSC01188

Os demais seguiram externando a alegria em ver a Cooperativa ser reerguida, resaltando a importância de firmar parcerias, com as entidades do setor agropecuário e da sociedade, e relevância da mesma para o desenvolvimento das atividades e cadeias produtivas rurais de Itiúba e região, que são responsáveis por gerar emprego e renda, e colocar alimento na mesa da população.

DSC01179

Na sequencia foi lida a ordem do dia, pelo Técnico em Agropecuária Adailton dos Santos, e passada a palavra para o presidente da Cooperativa Anderson Lopes, que seguiu fazendo os esclarecimentos a cerca dos pontos da ordem do dia, e passando o passo a passo que sucedeu para que fosse possível a reestruturação da cooperativa, deixando bem claro que graças ao trabalho em equipe e o dialogo, foi possível chegar até o momento, e seguir revitalizando a cooperativa, agradeceu a confiança depositada a ele e a toda a diretoria pelos sócios e pela sociedade, e que estão muito felizes em poder contribuir para reestruturação de uma entidade tão importante para a comunidade rural e para toda a sociedade, que isso só foi possível graças a um trabalho incansável que vem sendo realizado, e que se intensificou nesse ultimo ano após a renovação da diretoria e gerencia, sobre a retomada do antigo nome, Anderson esclareceu que é um título carregado de uma história positiva, sendo que a razão social continua a mesma, só mudou o nome fantasia,  que volta a chamar-se, COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DE ITIÚBA, e que foi uma mudança construída no dialogo entre a diretoria e os sócios, aproveitou para fazer o anuncio da reinauguração da seção de revenda que aconteceu no Sábado 05 de Agosto as 10:00hs, ao lado da Madeireira Lima, e fez o convite para todos os presentes e para a sociedade em geral irem lá conferir as novidades, e os ótimos preços.

Ordem do dia:

1 – Regularização da Cooperativa;

2 – Formalização de contrato de aluguel com Madeireira Lima;

3 – Regularizações das Áreas ocupadas irregularmente;

4 – Reforma, Ampliação e Reativação da Seção de Revenda, disponibilizando. Técnica em Agropecuária e Médico Veterinário no balcão;

5 – Parceria para Construção do Viveiro para produção de Mudas;

6 – Benefícios para os Cooperados

  • Cursos para os cooperados e associações;

  • Assistência Técnica;

  • Distribuição de Mudas para cooperados, e associações, mediante prévio agendamento;

  • Ótimos preços;

  • Descontos para o Cooperado;

  • Ponte de compra e venda para cooperados, no mercado municipal, estadual e nacional;

  • Rateio de Sobras, (Esclarecer inicio de atividades)

Após a apresentação discussões e deliberações, da ordem do dia, o Presidente lembrou que estavam sendo distribuídas mudas no local, de Umbuzeiro, de Leucena, Aroeira e demais mudas de arvores nativas e forrageiras adaptadas ao nosso clima semiárido, e fez uma breve reflexão da necessidade de adotarmos uma pratica de vida voltada para o cuidado com a natureza e o meio ambiente, que a Caatinga não suporta mais as praticas atuais de produção, fazendo-se urgente uma mudança de postura e praticas, que resultem na revitalização do Solo, preservando os Animais, as Plantas e os recursos Hídricos tão escassos em nossa região, é necessário aderir a uma pratica de vida Sustentável, finalizou Anderson,  salientando a importância da aquisição do Viveiro para produção de mudas da Cooperativa para toda a cidade.

Na sequência foi passada a palavra para o Gerente da Cooperativa Raimundo Costa que seguiu com a prestação de contas e demais esclarecimentos.

Concluíram os trabalhos com o sorteio e distribuição de brindes, e o coquetel.