WhatsApp Image 2017-10-26 at 13.27.40

Mais de 350 prefeituras baianas fecharam as portas nesta quinta-feira (26) diante da grave crise financeira que atinge os municípios. Diante da falta de condições em pagar a folha de pessoal e manter serviços básicos necessários para a população, os prefeitos se reuniram em Salvador para uma marcha, organizada pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB). A manifestação iniciada na frente da entidade, no Centro Administrativo da Bahia, seguiu em caminhada até a Assembleia Legislativa do Estado para uma sessão especial onde foram abordadas as pautas estaduais.

WhatsApp Image 2017-10-26 at 13.27.38 (1)

À tarde, uma nova reunião com senadores e deputados federais na sede da UPB apresentou a pauta nacional do movimento, que tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e discutiu a queda de cerca de 40% no repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não é um movimento de governo ou de oposição, é pró-município”, explicou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, sobre a manifestação. O gestor pediu a Assembleia Legislativa que crie uma comissão para acompanhar as demandas das prefeituras.

WhatsApp Image 2017-10-26 at 13.27.39

A prefeita de Itiúba, Drª Cecilia Petrina de Carvalho, marcou presença no movimento e apontou as diversas dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. “A queda da arrecadação que fez com que reduzisse o montante repassado aos municípios tem gerado perdas em serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, assistência social etc, e isso tem dificultado o trabalho dos prefeitos, pois com quedas constantes no repasse fica difícil governar. Acreditamos que com essa mobilização, o governo se sensibilize e volte a dar suporte adequado aos municípios, pois isso afeta diretamente ao nosso povo” Ressaltou a Prefeita de Itiúba”.

WhatsApp Image 2017-10-26 at 13.27.39 (1)

Ascom PMI/ Notícias de Santaluz