IMG-20171108-WA0065-004

Aconteceu no último dia (08/11/2017), no Colégio estadual João Francisco da Silva uma magnifica Feira do conhecimento, com o tema “Rômulo Campos em Mídia”. A direção na pessoa de Izabel Ferreira está de parabéns, o pessoal de apoio, os professores que ajudaram na organização e principalmente os alunos que se empenharam, se dedicaram e executaram com êxito estão de parabéns. Agradecer a comunidade, as escolas Hilda Sampaio de Mendonça, Pedrina Silveira e a escola de Rua nova pela presença.

IMG-20171108-WA0158-034
As turmas de 1 ano, 2 ano, 3 ano , EJA I e II e 3 ano apresentaram as seguintes temáticas : Imagens fotográficas de Rômulo Campos do passado e atual, exposição de fósseis de animais da região, Artesanato local, Objetos antigos e atuais da comunidade, Vestimentas antigas e atuais da comunidade, comidas típicas da comunidade e um memorial histórico em Homenagem aos 11 anos do Colégio João Francisco da Silva.

IMG-20171108-WA0129-027
Essa feira do conhecimento têm como propósito Conhecer, entender, respeitar e preservar as raízes e origem de um povo, comunidade ou região é sobre tudo garantir a esse povo a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando e cultivando a sua história local, facilitando o entendimento e a sua inserção dos alunos no contexto histórico não só regional mais também nacional. O entendimento e o conhecimento da história local tem o poder de proporcionar ao educando reconhecer-se como agente participativo e transformador da sua história local e conseguentemente gera o interesse e a valorização da mesma facilitando a aprendizagem. Diante desse contexto, os alunos e a escola devem fazer da história local uma ferramenta de facilitação no processo de ensino aprendizagem, sendo que o entendimento das origens e raízes dos alunos como membros de uma comunidade ou um grupo social faz com que eles se interessem mais pelo aprendizado da história , fazendo com que eles se sintam realmente agentes participativos do seu processo histórico .