WhatsApp Image 2018-12-12 at 11.06.37

Mais de 150 pacientes itiubenses foram cadastrados para fazer avaliação e realizar cirurgia no Mutirão de Catarata que aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro, em Senhor do Bonfim. A Prefeitura Municipal de Itiúba através da Secretaria de Saúde ofereceu a logística para o deslocamento e acompanhamento dos pacientes até a referida cidade, e 72 pessoas tiveram a necessidade de passar pela cirurgia. Os demais foram encaminhados para glaucoma e pterígio. Estiveram acompanhando a triagem e preparação dos pacientes as equipes da Central de Marcação e TFD, nas pessoas de Tatiana, Lisiane, Kedinha e Joany.
Os procedimentos cirúrgicos aconteceram no Hospital Dom Antônio Monteiro e foram realizados pela equipe da Clínica Oftalmodiagnose.
Além de identificar os casos de catarata, o mutirão também detectou pacientes com outras patologias da visão. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o domingo ficou reservado para a avaliação dos pacientes no pós-operatório. Catarata é uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho. Quem têm a doença fica com a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada. Com a cirurgia, é possível voltar a enxergar normalmente. O mutirão de catarata é uma parceria do governo do Estado, SUS e Prefeitura de Senhor do Bonfim.

ASCOM PMI