PrimeiroEncontroSanfoneirosBonfim

1º Encontro de Sanfoneiros de Senhor do Bonfim e Região acontecerá nos dias 25 e 26 de maio de 2019. O Evento contará com diversas atrações entre shows de sanfoneiros, apresentação de quadrilha junina, samba de lata, banda de pífanos, alvorada, missa aos sanfoneiros, feira de artesanato, e muito mais.

A ideia do evento surgiu devido à necessidade de se preservar a cultura da cidade de Senhor do Bonfim-BA, resgatando as tradições e fortalecendo a identidade territorial. O organizador do encontro, Jailson Oliveira, afirma que “esse encontro valorizará a nossa cultura, preservando os costumes bonfinenses que estavam um pouco esquecidos. Assim, será um momento importante de confraternização da capital baiana do forró”.

Além do encontro nos dias 25 e 26 de maio, também serão realizadas prévias, juntamente com os parceiros, a partir do dia 3 de maio em alguns bairros da cidade, proporcionando momentos de entretenimento e bem estar para a comunidade.

Para a realização do evento, que é gratuito e sem fins lucrativos, a organização conta com parcerias como a Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, e algumas instituições de ensino, como o Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) Campus Senhor do Bonfim; o Centro Universitário AGES; e o Centro Educacional Sagrado Coração.

Além desses parceiros, o 1º Encontro de Sanfoneiros conta com diversas colaborações e pretende estabelecer outros apoios de modo a beneficiar a cultura local.

Confira a programação:

25 de maio (sábado)
Praça Juracy Magalhães (em frente à Prefeitura de Senhor do Bonfim)

  • 21h – Feira de artesanato; Apresentação de repentistas, pífanos, poetas, quadrinha junina; Missa aos sanfoneiros.

  • 23h – Recepção aos grupos da alvorada; Casamento matuto; Apresentação do grupo Somfonia; Apresentação do Grupo Caruá.

  • 00h – Queima de fogos; Alvorada (saindo da Praça Juracy Magalhães até a Praça Nova do Congresso).

26 de maio (domingo)
Praça Nova do Congresso

  • 1h – Apresentação de trios de forró;

  • 4h – Alvorada de Metais da Gamboa e Bandinha e Cia da Rua Irecê;

  • 9h – Apresentações de sanfoneiros e quadrilhas.

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do 1º Encontro de Sanfoneiros de Senhor do Bonfim e Região

blogdoeloiltoncajuhy