WhatsApp Image 2019-11-21 at 12.54.37

No dia 21 de novembro de 2019, o Centro Educacional Pedrina Silveira realizou o seu movimento “Consciência Negra”, um evento dedicado a refletir sobre a importância do negro na formação do povo brasileiro. O evento teve início com o turno matutino. A professora Deusdete e os alunos do 3º ano realizaram estudos e apresentaram reflexões importantes sobre a Abolição da Escravatura e o que isso representou e representa nos dias de hoje. A professora Josineide e seus alunos do 4º ano B fizeram uma pesquisa muito relevante sobre Zumbi dos Palmares e a partir disso, procuraram justificar a escolha do “20 de novembro” como sendo o dia da “Consciência Negra”. Também teve a apresentação musical da professora Valdeci juntamente com os alunos da sala de recursos que juntos, cantaram a importância das diferenças e do respeito a todos e todas.

O evento também contou com a participação do escritor Toni de Souza que, à distância, falou um pouco do seu livro “Quem é esse nego!?”, teceu reflexões sobre identidade, pertencimento e agradeceu pelo trabalho que a professora Joelma e os alunos do 6º ano realizaram a partir do seu livro. Um bonito momento foi a apresentação dos alunos do 5º ano que, orientados pela coordenadora Jaciane, cantaram “Banzo Maracatu” e foram fortemente aplaudidos. Também teve uma bela apresentação de capoeira feita pelos nossos alunos e conduzida pelo professor Paulo. Para finalizar a manhã, os alunos participaram de um maravilhoso desfile, exaltando a beleza negra. As apresentações referentes à consciência negra se estenderam pelo vespertino e também pelo noturno, uma experiência gratificante para todos os envolvidos.

A equipe gestora do CEPS informou que sente-se feliz e agradece pelo empenho e participação de professores e alunos nesse importante movimento em prol do respeito às diferenças e da valorização da etnia negra.