WhatsApp Image 2020-01-24 at 16.01.39

A Prefeitura de Itiúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu continuidade da campanha sobre a Hanseníase, ‘’Janeiro Roxo’’. Nesta semana as palestras foram nos PSF’S dos bairros do Projeto Sertanejo e Alto.

A Palestra foi ministrada por as equipes das Enfermeiras e Coordenadoras de seus respectivos PSF’S, Thais Gonçalves (PSF do bairro do Alto) e Poliana Brandão (PSF’S do bairro do Projeto Sertanejo). Na ocasião foram passadas ao publico orientações sobre a Hanseníase e a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

A hanseníase é transmitida principalmente pelas vias respiratórias superiores de pacientes doentes não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada da bactéria no organismo.

Embora avanços tenham sido conquistados nas últimas décadas, o Brasil está entre os 22 países que possuem as mais altas cargas da doença em nível global, ocupa a 2ª posição na detecção de casos novos e detém 92% do total de casos dos países das Américas.

Os sinais e sintomas desta doença incluem:
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
– Caroços e placas em qualquer local do corpo;
– Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Secretaria de Saúde – Saúde que acolhe!

Ascom – Levando informação da gestão que mais avança nas mudanças!!!