As eleições nacionais e estaduais, tem servido, em vários municípios, como uma espécie de RX para as eleições municipais que ocorrem dois anos posteriores.

Em cidades pequenas, onde o eleitor acaba fazendo suas escolhas sem conhecer os candidatos, principalmente para deputados, os eleitores acabam fazendo suas escolhas através indicação de lideranças políticas dos municípios.

Na cidade de Filadélfia Bahia, distante aproximadamente 360 km da capital, cabe uma analise para os candidatos das três lideranças políticas a nível municipal, de um lado os candidatos do prefeito Louro Maia, do União Brasil, que já está no seu segundo mandato consecutivo e não concorrer as eleições de 2022, e por outro lado os candidatos dos dois lideres da oposição, o Ex prefeito Barbosinha e jovem empresário, Rodrigo da Farmácia que até então não disputou nenhum cargo eletivo.

Falando dos deputados estaduais, o grupo do prefeito Louro Maia, que fez a campanha unidos, prefeito, vice-prefeito e os todos os vereadores da situação, fizeram a campanha para Junior Nascimento, que a dobradinha com o deputado federal Elmar Nascimento e o grupo consegui 3.028 votos para Junior Nascimento. Já no grupo de oposição, o ex-prefeito apoiou pela 5ª vez o velho conhecido em Filadélfia o deputado Roberto Carlos e obteve 2.839 votos no município, já Rodrigo da farmácia que também se declara oposição a atual gestão municipal apoiou Ellen Carvalho do PT, até então desconhecida na política, candidata pela primeira vez ao cargo de deputada e obteve 961 votos no município de Filadélfia. Fazendo a somatória dos votos dos dois lideres da oposição ultrapassa em mais de 700 votos ao candidato apoiado pela situação.

Já para deputado federal, Louro Maia e seu grupo, apoiou Elmar Nascimento do União Brasil, que obteve 3.551 votos, por sua vez, o ex prefeito Barbosa Junior apoio Diego Coronel do PSD dando em Filadélfia 2.616 votos, Rodrigo da Farmácia, considerado a terceira via na política municipal apoiou TUM do AVANTE e deu 799.
Fazendo uma análise dos números acima, percebe que juntando os votos dos deputados apoiados pelos dois grupos de oposição ao prefeito Louro Maia, há um equilíbrio, cabendo um destaque ao pré-candidato a prefeito Rodrigo da Farmácia, que fez uma campanha sozinho, sem apoio de nenhum vereador, enquanto Louro Maia teve apoio dos 8 vereadores da base, incluído o presidente da câmara; Barbosa júnior teve apoio de três vereadores de oposição; Rodrigo nunca foi candidato a nenhum cargo politico no município, apoio dois candidatos sem mandatos e até então desconhecidos no município e deu aproximadamente 800 votos ao candidato a deputado federal e 960 a candidata a deputada estadual, o que lhes credenciou a surgir como uma nova liderança politica no município.

Cidade em notícias.