prefeitura-de-itiuba

A prefeita Municipal de Itiúba, Cecilia Petrina de Carvalho e a Secretária Municipal Educação, Joelma Sousa Santos informam a população que os sindicatos, APLB e SINSEP, (órgãos que representam a classe dos profissionais da Educação) deflagraram greve por tempo indeterminado sob as seguintes alegações:

1. Falta de pagamento do reajuste do piso nacional no percentual de 6,81% retroativo a janeiro.
2. Não pagamento do terço de férias referente ao ano 2017.
3. Ausência de pagamento do salário dos servidores da educação referente ao mês de março desse ano.
4. Regularização das progressões de nível e classe.
5. Regularização do programa Pai e pagamento das licenças prêmio/ pecúnia aos aposentados.

Diante desta situação, a prefeita informa que:

a) O salário dos professores está perfeitamente em dia, pois a folha de março foi paga dia 04 de abril.
b) O terço de férias está sendo planejado para ser pago parcelado e usará para a primeira parcela os R$ 161.000,00, liberados pelo AFM (Aporte Financeiro aos Municípios), do governo federal.
c) O décimo terceiro salário será pago integralmente em dezembro.
d) Quanto ao PAI, o pagamento de pecúnia é inconstitucional, de modo que a prefeita não pode quitar os valores sem que haja decisão sobre a matéria.

É necessário que fique bem claro que a prefeita não se recusa, nem se nega a pagar tudo que é de direito da categoria, porém, é preciso combinar as coisas e aguardar a entrada de recursos.

A Prefeita e a Secretária pedem desculpas as comunidades, aos pais e aos alunos pelo transtorno e confia na seriedade e no bom senso dos professores para que não haja prejuízo para a educação.

A Gestora e Secretaria de Educação continuarão prontas e abertas para dialogar com os educadores e buscar um acordo que seja bom para todos.

Gabinete da Prefeita,
Itiúba-BA
05 de abril de 2018