????????????????????????????????????

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população rural de Itiúba, município localizado no Território de Identidade Sisal, foi assinado, nesta quinta-feira (16), um acordo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Prefeitura Municipal de Itiúba. O evento foi realizado no Salão de Eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município com abertura feita pela banda os Pegas do Sertão que apresentou um repertório voltado para o forró raiz.

DSC00553-002

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas em parceria com o município de Itiúba, explicando cada um dos investimentos, a exemplo do projeto Pró-Semiárido, que será ampliado e passará a atender 840 famílias, com o acordo de cooperação. Ele falou ainda da importância do engajamento de todos e do cooperativismo, que possui um formato jurídico mais adequado à gestão dos empreendimentos.

DSC00606-015

A prefeita de Itiúba, Cecília Petrina, destacou que os investimentos do Governo do Estado irão beneficiar cerca de 73% da população do município, que vive e trabalha no meio rural, dos cerca de 40 mil habitantes: “A nossa riqueza está no campo, mas ela não estava organizada há alguns anos. Com investimentos em abastecimento de água, melhoria do rebanho, em unidades de beneficiamento dos produtos locais, passamos do setor primário para a comercialização e esse era o ‘salto’ que estava faltando. A minha expectativa é de gerar renda e emprego, elevar a produção do município”. A prefeita observou que esse salto é possível devido a um conjunto de ações nas áreas de energia elétrica, saneamento básico e obras em estradas, além da organização dos grupos produtivos.

DSC00599-013

O acordo de Cooperação

Entre os objetivos do acordo de cooperação estão a ampliação do projeto Pró-Semiárido, regularização fundiária e ambiental de todas as famílias atendidas, promover a mecanização rural (Promer), acesso à água para consumo e produção agropecuária (programa Água para Todos) e serviços de ATER.

O acordo prevê ainda investimentos na agroindustrialização da produção, com a implantação e qualificação dos abatedouros de caprinos e ovinos, mas com potencial para bovinos, suínos e galinhas caipiras, da implantação de tanques-redes e de uma unidade de beneficiamento de pescado, fortalecendo essa cadeia produtiva, além da qualificação da fábrica de ração.

Pró-Semiárido

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado, executado pela CAR/SDR, cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência de desenvolvimento da Organização das Unidas (ONU), no valor de R$300 milhões, com execução até 2021. O objetivo é melhorar a vida e gerar renda para 70 mil famílias, de 460 comunidades rurais, localizadas em 32 municípios do centro-norte do estado da Bahia, por meio de investimentos socioprodutivos.

Presenças – Participaram do encontro os deputados estaduais Paulo Rangel e Raimundo Nonato (Bobô), o deputado federal, Daniel Almeida, além de representantes do Pró-Semiárido e das famílias das 20 comunidades atendidas pelo projeto, de entidades prestadoras de ATER, sindicatos, associações, cooperativas, vereadores e secretários municipais, Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob) e Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal).

Estiveram presentes no evento os deputados Bobô, Daniel Almeida, Paulo Rangel, os vereadores Edson Laranjeira, Daniel, Paulo Vinícios, Jonas Trindade, Romenil, Alberto da Pesca e Marcelo do ônibus, além dos secretários e assessores municipais.

Car.