23915826_551767585166386_7609138860947341538_n

Diante da crise financeira as prefeituras estão sem poder pagar décimo terceiro salário, honrar a folha de pagamento, assumir compromisso com os fornecedores e nem muito menos, fazer investimentos nos municípios. Trata-se de um colapso total. E foi diante dessa situação que começou na manhã desta quarta-feira (22), uma grande mobilização nacional de prefeitos brasileiros para pedir ajuda do governo federal. A Bahia é o estado com maior representatividade no movimento – com 401 representantes. Ao todo, mais de três mil prefeitos se concentraram em frente ao Congresso Nacional e realizaram um ato em protesto, onde a Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho também esteve presente.

23795319_551767608499717_5835480383951969629_n

No ato de protesto, o presidente da União dos municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, falou sobre a importância do movimento de rua, de prefeitos e vereadores pela causa municipalista. “Trata-se da maior marcha que o movimento municipalista já realizou. Os prefeitos exigem respeito e que, realmente, a União olhe para os municípios da Bahia e do Brasil”, afirma Eures.

E essa força municipalista, já gerou duas vitórias importantes para as prefeituras de todo o país, que se encontra nesse estado financeiro alarmante.

A primeira trata-se da derrubada do veto do presidente Temer, referente ao Encontro de Contas (Veto 30/2017). O Encontro de Contas permitirá uma subtração entre débitos e créditos dos Municípios com a União, resultando no real valor da dívida e no exato montante das parcelas que devem ser descontadas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com o intuito de quitá-la.

A segunda é que o governo federal autorizou, por meio de Medida Provisória, o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de forma emergencial, no valor de R$ 2 bilhões. O valor destinado aos municípios baianos vai ajudar no fechamento das contas.

“Esse é o resultado de uma luta que começou no dia 26 de outubro, em Salvador. Independente de partido político, nós, prefeitos e prefeitas, nos unimos em prol de um objetivo: o sofrimento financeiro que tomou conta das prefeituras brasileiras. Desde ontem, estamos em Brasília fazendo toda a pressão necessária para que os olhos de Brasília estejam voltados aos municípios. Essa vitória é a maior prova de que juntos somos mais fortes”, comemorou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

FONTE: ASCOM UPB