ESCOLA ÓTINIO FERREIRA EM ITIÚBA DESENVOLVE PROJETOS PARA MANTER INTERESSE DE ALUNOS NAS AULAS REMOTAS
A Equipe da Escola Ótinio Ferreira de Matos mesmo em tempos de pandemia vem desenvolvendo projetos que visam a melhoria do processo de ensino aprendizagem, através das aulas remotas.
Projetos como Caridade como ato humanitário, Aluno nota 10 e Projeto Cultural são alguns dos exemplos desenvolvidos.
Projeto “Caridade como ato humanitário”.
O projeto está sendo desenvolvido pela professora Cremilde, na disciplina de Religião e nas turmas do fundamental II, onde a cada encontro de entrega dos blocos de atividades, por quinzena, os moradores da comunidade de Lagoa do Tanque são contemplados com cestas básicas. As doações são realizadas pelos alunos, pais, professores, direção, amigos de Andorinha e região. Os alimentos são doados na escola, onde são organizadas as cestas a serem entregues as famílias carentes da comunidade escolar da Lagoa do Tanque. Também são desenvolvidas atividades pedagógicas, reforçando a importância de ajudar o próximo e principalmente nesse momento de pandemia que nos encontramos.
Projeto “Aluno nota 10”.
Esse projeto tem como intuito desenvolver a participação assídua dos alunos nas atividades impressas, na interação no grupo de Whatsapp da unidade escolar e na presença dos mesmos nas entregas das atividades na unidade de ensino. A cada unidade é (são) eleito(s) o(s) aluno(s) “nota 10”, que cumpriram com todos os requisitos, obtendo um resulta de 100%, onde os mesmos são premiados, recebem elogios pelo desempenho e são incentivados a continuarem participando. Lembrando que todos os alunos são motivados a continuarem se envolvendo nas atividades escolares. Nos dias atuais é preciso usar de todas as ferramentas necessárias para envolver os alunos na educação, mesmo que seja de forma remota. A educação é a base da mudança do ser humano, é na escola, ou seja, no ensino que se molda o sujeito.
Projeto cultural .
Durante o mês de junho a unidade Escolar desenvolveu o desafio cultural aos alunos, onde teriam que produzir cordéis com a temática “A cultura e a valorização das festas juninas no sistema virtual, no período de pandemia e isolamento social”. Onde os educandos organizaram textos sobre as tradições, trazendo elementos dos festejos juninos e cenários construídos na sua própria casa, para enfatizar a importância de manter viva a chama 🔥 junina e cultura em nossas lembranças.
Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país. … Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças, adolescente e adultos. O projeto foi realizado com êxito. Na oportunidade foram eleitos os dois melhores cordéis e os alunos foram premiados. Salientando que todos que participaram receberam suas lembranças.
Cidade em Notícias
Parabéns a todos e todas que compõem a escola! Bravo!Mesmo em tempos de desafios, a educação caminha, quando há um corpo docente e discente comprometido. Além de uma comunidade que sente a dor do próximo!