Destituído da presidência do Bahia em 2013 por uma intervenção, Marcelo Guimarães Filho não faz mais parte do quadro social do clube. Sua expulsão do meio foi confirmada em votação dos sócios em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta segunda-feira (17), na Arena Fonte Nova. 99% dos  2.964 votantes aprovaram o corte.

Os sócios do Bahia também puderam votar em um sistema online, seguindo o Estatuto do Clube e o Regulamento do Voto à Distância nas Assembleias Gerais. 

O processo disciplinar corre internamente do Bahia desde 2014. Na semana passada, a advogada de MGF, Luciana Guimarães, pediu o cancelamento da AGE com o argumento de que não foi oferecida a devida defesa para o seu representado. A solicitação foi prontamente negada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, Leonardo Martinez.

Marcelo Guimarães Filho foi eleito presidente do Bahia em dezembro de 2008 e reeleito em dezembro de 2011. No entanto, denúncias sobre irregularidades na sua administração e protestos da torcida alavancaram um movimento intervencionista no Tricolor, que o derrubou do cargo. Atualmente, o clube cobra R$ 44 milhões em processo judicial contra o ex-mandatário.

Ruy Accioly, ex-presidente do Conselho Deliberativo e diretor de futebol, também foi excluído com 98% dos votos. Ele fez parte das gestões de Petrônio Barradas e do próprio Marcelo Guimarães Filho. 

Bahia Notícias