:: ‘Destaques Geral’
Prefeitura implanta primeira feira de orgânicos de Jaguarari

Jaguarari – É crescente o número de pessoas que munidas de informação buscam consumir alimentos cultivados de maneira natural, sem agressão ao meio ambiente e sem o uso de agrotóxicos. Esses alimentos orgânicos ganham cada vez mais as prateleiras dos supermercados dos grandes centros urbanos, mas o cultivo desse tipo de alimento, em grande parte, é feito pelo pequeno produtor da agricultura familiar das zonas rurais do interior. Foi para incentivar esses produtores e colocá-los em contato direto com os consumidores que a Prefeitura de Jaguarari cedeu espaço exclusivo na Praça Alfredo Viana e inaugurou na última sexta-feira (2) a primeira feira orgânica do município. “A iniciativa está em consonância com esse novo momento em que as pessoas buscam consumir produtos mais saudáveis e com essa iniciativa, além de atender essa demanda, também fortalecemos o nosso pequeno produtor da agricultura familiar que ganhou um espaço específico para comercializar seus produtos orgânicos.”, afirma o prefeito Everton Rocha.
As Secretarias Municipais de Agricultura e Administração, em parceria com a ABC Orgânicos, selecionou e identificou entre os pequenos produtores do município, aqueles que possuem o selo de qualidade de produtos orgânicos. A feira ocorrerá toda sexta-feira, a partir das 8 horas na praça Alfredo Viana. Ao todo, 15 barracas foram montadas na inauguração e para esta sexta há possibilidade de aumentar o número de feirantes. “O desenvolvimento do município acontece quando se adota alternativas de emprego e renda. É justamente o que o Prefeito Everton Rocha vem fazendo, na medida em que efetiva a primeira feira orgânica do município. Algo jamais ocorrido em gestões anteriores e que trará emprego e renda para as famílias, sobretudo para os pequenos produtores rurais do município de Jaguarari”, discursou o secretário de administração, José do Vale.
Ascom – Jaguarari
ITIÚBA: BLOCO LAGOA FANTASY CONFIRMA BANDA OS PATRÕES e DJ GERDIS PITBULL EM SUA PROGRAMAÇÃO

O Já tradicional bloco de carnaval Lagoa Fantasy, confirmou a presença da banda Os Patrões como atração principal da sua festa que acontece na próxima sexta – feira (09-02-2018), no Clube 2 de Julho.
Além de Os Patrões, o evento ainda contará com a atração DJ Gerdis Pitbull, e irá premiar as melhores fantasias nas categorias: Masculino, feminino, casal e grupo.
Ingressos apenas R$: 10,00 e já estão a venda no Bar Lagoa Azul
A festa terá inicio logo após o tradicional desfile do Bloco, As Derrubadas que dará inicio aos festejos do Itiúba Folia 2018.
Publicada licitação para a construção da Policlínica de Senhor do Bonfim e de mais 4 municípios
Com a publicação, no Diário Oficial do Estado de hoje (6), de Aviso de Licitação para construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos – Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina – o Governo do Estado dá mais um passo para o alcance da meta proposta, que é chegar ao final do ano com 17 policlínicas já construídas ou em construção. Já estão em funcionamento as policlínicas de Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi. Ainda nesse semestre serão inauguradas as unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas.
Cada policlínica representa um investimento médio de R$ 24 milhões, entre a construção e equipamentos, que será assumido integralmente pelo Governo do Estado, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população, além de oferecerem deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.
Com a implantação das Policlínicas Regionais, Governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. Para o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um destaque na iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos.
Consórcios
As policlínicas regionais são resultado da formação de consórcios de saúde e representam um novo marco da saúde pública na Bahia, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios, ofertando serviços em até 18 especialidades, como cardiologia, angiologia e endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros.
Ascom/Sesab/Blog do Netto Maravilha
ITIÚBA: BLOCO AS DERRUBADAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SEU TRADICIONAL DESFILE
A organização do tradicional bloco de carnaval As Derrubadas, divulgou a programação oficial de seu desfile de 2018.

O bloco irá desfilar na sexta – feira 09 de fevereiro e terá concentração no bairro do Alto de onde sairá pelas ruas da cidade a partir das 19:00 horas, sendo que as 20:00 horas acontecerá a tradicional lavagem do beco, em seguida desfilarão pela praça da feira, Rua Belarmino Pinto, Viaduto, Calçadão, encerrando a festa na Praça Principal
Cidade em Notícias
FESTEJO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE É REALIZADO COM SUCESSO NA SERRA DE ITIÚBA

Aconteceu no último domingo (04/02/2018), a tradicional Festa do São Gonçalo do Amarante na Serra de Itiúba.
A programação iniciou por volta das 05:00 da manhã com a tradicional alvorada comandada pela premiadíssima Filarmônica 4 de Janeiro, as 10 horas aconteceu a Missa Solene em louvor à São Gonçalo, as 11:00 horas procissão pela Praça do Povoado Serra de Itiúba, 12:00 horas Benção final, já as 16:00 horas foi a vez do Bingo beneficente da Igreja local.

A noite as autoridades presentes falaram sobre a importância de se manter a tradição dos festejos no Povoado, a Prefeita Drª Cecilia Petrina de Carvalho, ressaltou que mesmo diante da crise, obras primordiais foram mantidas, como a obra de calçamento do Povoado que está sendo construída com recursos próprios e que em breve será inaugurada.
Marcaram presença no evento, além da Prefeita, o Vice Prefeito Zé do Rádio, o Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Caxunxa, o Secretário de Infra-estrutura Natanael Goes, e os Vereadores Paulo Vinícios e Romenil. Após os discursos aconteceu a festa dançante comandada pelos cantores Branquinho, Zenilton Brandão, Adailton Safadão e Cristiano Ramalho.
Polícia Civil prende homem acusado de estuprar deficiente mental em Pindobaçu

Na data de 02/02/18, por volta das 15h00min, Policiais Civis do S.I. da 19ª Coorpin/Senhor do Bonfim-BA e da 1º Delegacia Territorial da cidade Pindobaçu-BA, em cumprimento a mandado de prisão, representado pela Autoridade Policial, prenderam o nacional ZAQUEU LACERDA DA SILVA, 23 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, na data de 16/01/18, tendo o autor aproveitado que a vítima estava sozinha em casa, aproveitando a sua deficiência mental, para praticar o crime.
O preso encontra-se a disposição da Justiça, na Carceragem da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim-BA.
19ª COORPIN/ DT PINDOBAÇU/Blog do Netto Maravilha
ACONTECEU A ASSEMBLEIA GERAL DA COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DE ITIÚBA
No ultimo dia 19 de Janeiro, Aconteceu Assembleia Geral da Cooperativa Mista Agropecuária de Itiúba, razão social, Cooperativa Agropecuária de São José Responsabilidade Limitada, o evento aconteceu na sede da entidade localizada, na Rua Antonio de Castro Nª89 no centro de Itiúba.

Foi dado inicio aos trabalhos pelo Técnico Adailton dos Santos, dando as boas vindas a todos os presentes, feito as chamadas nos horários previstos no edital publicado, e após verificar o quórum, as 9;30hs na terceira e ultima chamada, foi feita a leitura da ordem do dia e logo após a leitura da Ata da ultima Assembleia Geral realizada no dia 04 de agosto de 2017, que após lida foi submetida a votação, sendo aprovada por unanimidade e assinada pelos cooperados presentes.

Dando continuidade aos trabalhos o presidente da Cooperativa Anderson Lopes, fez uso da palavra, desejando um bom dia, saudou a todos os presentes externou a alegria em poder realizar mais uma assembléia e agradeceu a presença de todos, pediu que todos se levantassem para realizarem a oração do Pai Nosso em agradecimento pelas bênçãos adquiridas pela cooperativa e pela vida de todos, após o momento de oração deu seqüência, justificou a ausência do ex Presidente Sandro Vespasiani por motivo de saúde, e continuou com a composição da mesa, convidando o ex-presidente da entidade João Pereira, o Senhor Paulo Lobo Filho Veterinário, o Senhor Narcizo Marques Veterinário e RT da Cooperativa, o Senhor Emilio Barauna Técnico da ASCOOB Itapicuru, o Senhor Josevaldo Alves representante do IF BAIANO e vice presidente da Cooperativa, o senhor Germano Santana Diretor da entidade e o Senhor Raimundo Costa Secretário Municipal de Agricultura.

Após a leitura do edital o Presidente Anderson Lopes, deu sequência a pauta, e apresentou o novo Gerente da Cooperativa o Técnico em Agropecuária e integrante do conselho de administração da Cooperativa Adailton dos Santos Silva, fato que gerou grande expectativa e alegria entre os cooperados e a sociedade em geral, em virtude de Adailton ser um profissional acessível, com vasta experiência no setor agropecuário, já tendo atuado em entidades como a FUNDAÇÃO APAEB, EBDA hoje já extinta, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE ITIÚBA, PROGRAMA PRÓSEMIÁRIDO, e varias outras atividades desenvolvidas sendo a maioria voltada para a extensão e assistência técnica rural, fazendo de Adailton uma ótima escolha para a Cooperativa.

Em suas palavras Adailton deixou bem claro que dará o seu melhor para promover o crescimento da cooperativa, e que se sente muito à-vontade no cargo, para consolidar os serviços e aproximar os sócios estando aberto para sugestões que sejam de interesse de todos, pois o principio do Cooperativismo e a ajuda mutua.

Na sequência o Presidente, deu continuidade, com a prestação de contas, que após apresentada todas as entradas, saídas, sobras e estoque, foram aprovadas as contas por unanimidade.

O Secretario de Agricultura Raimundo Costa, e ex gerente também fez uso da palavra, esclarecendo que quando assumiu o cargo de gerente em meados de 2015 a convite do então presidente, Sandro Vespasiani, teve dificuldades para realizar pagamentos da cooperativa e por vezes fez esses gastos, para ver os encaminhamentos e ações não parar, e relatou que hoje estava feliz com os resultados obtidos, e que todos os valores por ele pagos já tinham sido devolvidos pela Cooperativa, e deseja sucesso ao novo gerente e a cooperativa, reafirmou o compromisso em articular a parceria entre a Secretária e a Cooperativa na gestão do viveiro de mudas.

O vice presidente da Cooperativa Josevaldo Alves também registrou sua fala, parabenizando o Presidente Anderson pelo empenho e dedicação com a cooperativa, e reafirmou o compromisso de conduzir a entidade juntamente com o conselho de administração.

O Presidente encerrou os trabalhos agradecendo a presença de todos e externando a alegria de contar com uma diretoria atuante, que não mede esforços no que diz respeito ao desenvolvimento das ações da cooperativa, e agradecendo a confiança dos sócios da cooperativa, falou ainda que hoje o Viveiro de Mudas já é uma realidade, o Trator e implementos, a Seção de Revenda e Assistência Técnica são Serviços que os Cooperados e a sociedade em geral podem usufruir e que são grandes conquistas para a Cooperativa e para Itiúba, e que muitas outras ações estão sendo articuladas para os próximos meses, finalizou Anderson Lopes.
ITIÚBA: MAIS UM ACIDENTE COM VITIMA FATAL É REGISTRADO NA BA – 381 TRECHO ITIÚBA A CANSANÇÃO
Aconteceu na tarde deste sábado (03/02/2018), por volta das 15:00 horas, mais um acidente envolvendo carro e motocicleta, tendo vitima fatal na BA – 381 trecho que liga Itiúba a Cansanção, na altura do contorno de Piaus/Taquari .

A vitima foi um jovem identificado como Roberval, conhecido como Robinho, ou Binho, residente no Povoado de Taquari que veio a óbito no local.

Segundo informações de populares os veículos se chocaram e Roberval que era o condutor da moto veio a óbito no local, já os 3 passageiros do carro foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal de Itiúba.
Maiores informações a qualquer momento
Fotos Redes sociais
Cidade em Notícias
ITIÚBA: HOMEM É MORTO A TIROS EM RÔMULO CAMPOS
Um homem, identificado como Jairo Lopes, conhecido por Jairinho, foi morto a tiros na madrugada da última sexta-feira (02/02/2018), no Distrito de Rômulo Campos em Itiúba – Bahia.

Segundo informações de populares, a vitima caminhava pela Rua São Pedro, quando foi alvejada por vários tiros a queima roupa, por um homem que estavam em um carro de dados não anotados e que fugiu logo após o crime. O fato ocorreu por volta de 00:00 horas.
A Policia foi acionada, esteve presente no local coletando as informações necessárias para iniciar as investigações.
Até o momento ninguém foi preso
Jairo é casado e deixa 2 filhos
Maiores informações a qualquer momento
Imagens redes sociais
Caminhão-baú carregado com frios tomba na BA-120, entre Santaluz e Queimadas e carga é saqueada
Veículo tombou após pneu traseiro estourar | Foto: Notícias de Santaluz
Um caminhão-baú Mercedes Benz/914, com placas de Riachão do Jacuípe, carregado de frios tombou no trecho da BA-120 que liga os municípios de Santaluz e Queimadas na altura da estação da Embasa, por volta do meio-dia desta quinta-feira (1).
Duas pessoas estavam a bordo do veículo e sofreram apenas ferimentos leves, de acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz, que esteve no local e ajudou a controlar o tráfego. O motorista, identificado como João Leidson Carneiro, chegou a ser encaminhado ao hospital de Santaluz, onde foi atendido e liberado em seguida.
Carga ficou espalhada na pista e foi saqueada por populares e motoristas que passavam pelo local | Foto: Notícias de Santaluz
O caminhão seguia no sentido Queimadas quando tombou após um dos pneus traseiros estourar. A carga se espalhou pela pista e foi saqueada por pedestres e motoristas que passavam pelo local. Segundo a GCM, o caso foi informado à Polícia Militar, que também esteve no local.
Notícias de Santaluz






























