IMG-20170809-WA0020

José Wagner Campo Formosos, Vilso de Itiúba e Gerdivan de Campo Formoso

Treze jovens de comunidades rurais da Bahia desembarcaram nesta quarta-feira (9), pela primeira vez na capital baiana para participarem da Campus Party, a maior experiência de inovação e tecnologia do mundo, que está sendo realizada na Fonte Nova.

Os jovens, vindos de municípios do semiárido baiano, são filhos de famílias atendidas pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A iniciativa da SDR, de levar os jovens rurais a Campus Party, tem o objetivo de mostrar a eles as experiências existentes e a busca de soluções tecnológicas para problemas enfrentados no meio rural. Participam da ação jovens dos municípios de Campo Formoso, Itiúba, Ourolândia, Serrolândia, Miguel Calmon, Capim Grosso, Uauá, Juazeiro e Remanso.

Para o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, essa é uma oportunidade que a juventude rural precisa, em um e espaço importante para o desenvolvimento de tecnologia. “O projeto Pró-Semiárido oportuniza que esses jovens, ao voltarem para suas comunidades, compartilhem a experiência e se integrem ainda mais em projetos de geração de renda”.

Inovação Produtiva é o tema da edição Bahia da Campus Party, que foi pensada com entidades do movimento negro do estado a fim de incorporar a riqueza cultural da Bahia e de incluir meninos e meninas da periferia no evento, que costuma atrair prioritariamente jovens da classe média.

Até o próximo domingo (13),  serão 250 horas de programação da Campus Party, com palestrantes internacionais e workshops e painéis sobre ciência e inovação, com diferentes assuntos do universo científico e temas como: Obtenção de Energia via Fusão Nuclear; Robótica Educacional Acessível; Desenvolvimento e o Mercado de Games e Criando Jogos, Projetando Experiências. Além disso, será realizada a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, organizada por Fernando Didier, na Área Open, com entrada gratuita para o público.

De Itiúba o Jovem Vilso da comunidade de Capoeira está representando o município no evento.

http://bonfimnoticias.com