A nossa equipe de reportagem esteve hoje na Secretaria Municipal de Educação de Itiúba, a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre a entrega dos kits alimentação escolar.

Segundo os esclarecimentos do Secretário de Educação, Márcio Murilo, os kits serão entregues aos pais/responsáveis dos alunos no período de 19/04 a 23/04/2021 de forma escalonada seguindo um cronograma divulgado nas redes sociais oficiais e nos grupos de pais pelos diretores.

Segundo esclarecimentos também da Nutricionista Jaiane, do Setor de Alimentação Escolar, o repasse para a aquisição dos Kits girava em torno de 115 mil reais em 2020, porém houve uma queda para cerca de 88 mil em 2021, sendo que desse valor ainda são retirados 30% para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar que ainda não compõem esses kits, devido os Itens a serem adquiridos ainda estarem aguardando o processo de chamada pública, que será realizado dia 30/04/2021, conforme publicação no diário oficial do município.

Portanto dada a urgência da oferta desses kits, uma vez que, a última entrega ao alunado do município ocorreu em outubro de 2020, o município iniciou o fornecimento de um kit composto por 10 itens (Leite, Açúcar, Café, Biscoito, Flocão, Feijão, Farinha, Arroz, Óleo, Soja) adquiridos e distribuídos com repasse do FNDE destinado aos municípios pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Já os itens da agricultura familiar serão distribuídos em um outro momento após a finalização do processo licitatório.

Tanto o Secretário, quanto a nutricionista nos informaram que os kits serão destinados apenas para os alunos em maior vulnerabilidade social, como havia sendo feito desde 2020 devido à queda do repasse como já citado anteriormente e que todo processo para aquisição dos itens foi mediado por membros de um Comitê Intersetorial de controle e operacionalização da distribuição dos kits de Alimentação Escolar e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Itiúba.

Cidade em Notícias.