Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro;  Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e  Organizador de Eventos são alguns dos 44 cursos gratuitos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC) que estão com inscrições abertas, até 19 de maio, para estudantes e egressos da rede estadual de ensino. Com aulas a serem iniciadas no dia 31 de maio, os cursos ofertados são de Educação à Distância (EAD), do Programa Educar para Trabalhar, e as inscrições podem ser realizadas no endereço https://bityli.com/MgdKr.

Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal, falou da proposta dos cursos. “Estão distribuídos em 10 Eixos Tecnológicos e objetivam preparar os jovens e adultos para a inserção e a reinserção no mundo do trabalho. É uma oportunidade de qualificação profissional que atende à demanda produtiva de todo o Estado”.

O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

Requisitos – Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

Seleção – O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.

Foto: Ilustrativa