:: ‘Destaques Geral’
ITIÚBA: JOVEM DO POVOADO DE PIAUS É A ÚNICA BAIANA A SER SELECIONADA PARA PROJETO GUERREIROS SEM ARMAS
A jovem Fernanda Gomes do Povoado de Piaus, município de Itiúba foi uma das 60 selecionadas entre as 1100 pessoas inscritas para participar do Projeto Guerreiros Sem Armas do Instituto ELOS.
A baiana foi à única aprovada para participar da 10º edição do projeto no estado da Bahia. A jovem itiubense concorreu com candidatos de 23 países, onde teve que participar de várias etapas do processo até a rodada classificatória.
Fernanda foi selecionada para passar 30 dias na cidade de Santos em São Paulo, onde na ocasião irá desenvolver inúmeras atividades com o grupo realizado trabalhos voluntários. Porém para tanto a estudante de Ciências Contábeis necessita realizar uma arrecadação de R$:6,600 até dia 15/06/2017, para custear as despesas de estadia durante um mês na cidade de Santos, além custos para a construção de projetos para as famílias carentes da cidade etc. Em contra partida, quando a jovem retornar ao município de Itiúba, o Instituto Elos irá desenvolver várias atividades sociais tem Fernanda como coordenadora dos projetos.
Durante a Sessão da Câmara de Vereadores da última terça – feira (06/06/2017) a jovem pediu o apoio ao poder Legislativo do município e os Vereadores que estavam presentes se comprometeram a ajuda na causa.
Fernanda agora buscará apoio ao poder executivo, iniciativa privada e pessoas físicas que estiverem dispostas a ajuda.
Caso alguém queira ajudar Fernanda deve entrar em contato pelos telefones (74) 9976-3439 ou (74) 99196-8190.
ITIÚBA: ARRAIA DA ACIAI AGITA O COMÉRCIO NO FINAL DE SEMANA
Aconteceu no último sábado a 1ª edição do ArraiAciaI que começou logo pela manhã.

Com a participação da Diretoria, Sala do Empreendedor, da Prefeita Drª Cecilia e da Secretária de Educação Joelma, um grupo de sanfoneiros percorreu todo o comércio dando uma pequena prévia da festança que estava por vir logo mais a noite.

A iniciativa da Associação chamou a atenção por onde passava e várias pessoas elogiaram o resgate do tradicional são joão regado ao som da insubstituível sanfona.

Já a noite, a festa continuou no Clube 2 de Julho e contou com forró de 1ª com os grupos Amigos do Forró, Carlito do Acordeon, Monaliza Magalhães e Rudy Marlos.

Com as presenças da Prefeita Drª Cecilia, dos Secretários Roberval Bastos, Agnaldo Freitas, Reimi Yamazaki e do vereador Edson Laranjeira, toda a diretoria foi chamada ao palco pela Presidente da Associação Hildenaide Catarino que prestou sua homenagem aos fundadores da Associação Comercial que estavam ali presentes: Jiosvaldo Porto (Dr da GPS) e Roberval Bastos presidente e vice na época da fundação.

Em clima de muita alegria, a cantora Monaliza Magalhães puxou a Quadrilha improvisada, formada pelos comerciantes que abrilhantaram ainda mais o evento.

O ArraiAciai comemorou os 13 anos da Associação Comercial.
Cidade em Notícias
ITIÚBA: APÓS 1 ANO DE ESPERA, AMBULÂNCIA DO SAMU É RECEBIDA COM FESTA PELA POPULAÇÃO

Após 1 ano de espera, a população de Itiúba recebeu no último sábado 03/06/2017, a ambulância do Samu totalmente reformada.

A ambulância que estava praticamente sucateada, foi encaminhada para o conserto no inicio da Gestão Desenvolvimento, Competência e Trabalho, mas devido o estado em que o veículo se encontrava algumas peças tiveram que ser feitas sob encomenda, o que levou bastante tempo, porém o resultado final foi muito satisfatório afirmou a Prefeita Cecilia Petrina.

Com a chegada do serviço que estava indisponível, a Prefeita e a Secretária de Saúde Drª Reimi saíram as ruas para anunciar a volta do Samu para o município e uma mini carreata foi sendo criada percorrendo assim as ruas.

O Serviço já está em total funcionamento no município.
Cidade em Noticias
ITIÚBA: SECRETARIA DE FINANÇAS REALIZA COM SUCESSO AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL 2018-2021 NO POVOADO DE PONTA BAIXA
A Prefeitura Municipal de Itiúba através das Secretarias de Finanças realizou no último domingo (05/06/2017), no Colégio Luciano José dos Santos no Povoado de Ponta Baixa Audiência Pública, para apresentar a peça inicial do Plano Plurianual (PPA), ou seja, da proposta orçamentária do município para os próximos quatro anos (2018/21), com a projeção de arrecadação e despesas.

O objetivo do município é tornar participativo o processo de construção do orçamento ao coletar sugestões da população. Durante o acontecimento de audiências públicas será também disponibilizada no site do município uma ferramenta importantíssima para o recebimento das mais diversas sugestões, que possam ser enviadas pela própria população.

Ao final as principais reivindicações da população serão consideradas pela Secretaria de Finanças na elaboração do Projeto de lei até o dia 31 de agosto, que será entregue à Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes a Prefeita Drª Cecilia Petrina de Carvalho, o Vice Prefeito José Francisco dos Santos Filho (Zé do Rádio), os Secretários Roberval Bastos, Raimundo Costa, Raimundo Carvalho, Evanice Bispo, Joelma Sousa, Reimi Yamazaki, Rosineide Dias, o Assessor de Gabinete, os Vereadores Marcelo, Romenil e Jó do Toinho.
A comunidade participou com inúmeras sugestões que serão encaminhadas para o setor responsável pela analise e inclusão no PPA.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
Matéria: Vitória Lima / Imagens: Tatiana Bontay
ITIÚBA: SECRETARIA DE FINANÇAS REALIZA COM SUCESSO A PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL 2018-2021 EM BELA VISTA DE COVAS
A Prefeitura Municipal de Itiúba através das Secretarias de Finanças realizou neste domingo (28), no Espaço JT em Bela Vista de Covas, a primeira Audiência Pública, para apresentar a peça inicial do Plano Plurianual (PPA), ou seja, da proposta orçamentária do município para os próximos quatro anos (2018/21), com a projeção de arrecadação e despesas.
O objetivo do município é tornar participativo o processo de construção do orçamento ao coletar sugestões da população. Durante o acontecimento de audiências públicas será também disponibilizada no site do município uma ferramenta importantíssima para o recebimento das mais diversas sugestões, que possam ser enviadas pela própria população.
Ao final as principais reivindicações da população serão consideradas pela Secretaria de Finanças na elaboração do Projeto de lei até o dia 31 de agosto, que será entregue à Câmara de Vereadores.
Segundo a Secretária de Finanças, Evanice Bispo, as audiências são ferramentas importantes na construção do orçamento público: “A legislação exige a participação da população. Nosso objetivo é ir além das exigências e propiciar a população uma participação efetiva e de forma democrática que leve em conta o diagnóstico real das demandas do nosso município”, arrematou.
Ainda nesta semana, no próximo domingo, dia 04 de junho, acontecerá a segunda audiência que será realizada ás 9:00 horas, na Escola Municipal Luciano José dos Santos, em Ponta Baixa.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
Matéria: Vitória Lima
ITIÚBA: SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM O TEMA PRESERVANDO A VIDA NA CAATINGA ACONTECERÁ A PARTIR DO DIA 05/06/2017

A Prefeitura Municipal de Itiúba em parceria com a Secretaria Municipal Agricultura, o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação estará realizando a partir de segunda-feira, dia 5 de junho até a próxima sexta-feira dia 09 de junho, a SEMANA DO MEIO AMBIENTE – PRESERVANDO A VIDA NA CAATINGA.
O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância de preservação do nosso bioma e incentivar os munícipes a adotarem medidas de sustentabilidade a partir de atitudes ecologicamente corretas.
Durante a programação estão previstas: ações de plantio, apresentações culturais, boa música e orientações sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.
No Cronograma de apresentações estão as escolas:
05/06/2017: Povoado de Picos (Escola Maria Quitéria)
06/06/2017: :Povoado de Camandaroba (Lar Santa Maria)
07/06/2017: Covas (Escola Elísio Filho)
08/06/2017: Mangabeira (Escola Justiniano Pinto da Silva)
09/06/2017: Itiúba (Centro Santa Bernadete)
Ascom
ITIÚBA: FAMÍLIA QUE TEVE CASA INCENDIADA RECEBE MATERIAL PARA CONSTRUIR NOVA CASA
Na última quarta – feira (31/05/2017) a Prefeitura Municipal de Itiúba fez a entrega do restante do material necessário para a construção da nova casa da Família da Fazenda Várzea Nova.

A Família perdeu tudo em um incêndio que destruiu casa, moveis etc.

Com a entrega do material pela prefeitura, um mutirão será feito para a construção da mesma.

O Grupo Mãos que Ajudam entregou na última semana parte do material arrecadado por vereadores, comerciantes e voluntários.

Após a construção da casa, um novo mutirão será realizado com o intuito de arrecadar moveis, eletrodomésticos e utensílios.
ITIÚBA: MUTIRÃO DO GLAUCOMA ATENDE A CENTENAS DE PACIENTES
A Prefeitura Municipal de Itiúba realizou com sucesso nesta quinta – feira (01/06/2017), o 1º Mutirão do Glaucoma de 2017.

O evento é Coordenado pela enfermeira Jurema e a Assistente Social Juliana Silva e foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, onde no total foram atendidos 480 pacientes.
ITIÚBA: CENTRO DE REABILITAÇÃO É INAUGURADO EM CLIMA DE FESTA
Aconteceu na manhã desta quinta – feira (01/06/2017), a inauguração do Centro de Especialidades e Reabilitação do município de Itiúba.

Estiveram presentes na cerimônia a Prefeita Drª Cecilia Petrina de Carvalho, a Secretária de Saúde Drª Reimi Yamazaki, o Vereador Cesar, a Presidente da ACIAI Hildenaide Catarino e toda a equipe do Centro de Reabilitação.

O Vereador Cesar disse estar muito feliz por mais essa vitória para a saúde do município e principalmente pelo que ela proporcionará aos pessoas que necessitam desse tipo de serviço e se colocou mais uma vez a disposição do povo.

Drª Reimi falou sobre a importância do Centro para o munícipes que agora poderão fazer o devido tratamento sem precisar de deslocamento para outras cidades como acontecia até então e agradeceu a toda sua equipe e ao apoio de Drª Cecilia.

Na sequencia a Prefeita Drª Cecilia Petrina parabenizou o desempenho da Secretária de Saúde pelas conquistas no setor e ressaltou a importância do Centro de Reabilitação para o município, falou sobre a escolha dos profissionais altamente capacitados que atuarão no Centro com os quais ela mesma já fez tratamento e recomenda e disse ainda que essa é uma das várias inaugurações que acontecerão no setor.
Cidade em Notícias
Itiúba: Secretária de Educação visita escolas e interage com alunos visando melhorias para a área

A Secretária de Educação Joelma Sousa, esteve na última semana visitando várias escolas do município de Itiúba com o intuito de acompanhar o processo de ensino aprendizagem.
Joelma preferiu não ser anunciada para as crianças como Secretária de Educação e sim como professora substituta. Segundo a Secretária seu objetivo é analisar não somente as reivindicações dos docentes, mas verificar de perto o desempenho dos alunos, ouvir seus elogios e suas queixas para que assim novos métodos e praticas possam ser adotadas.
“Fui professora por muitos anos, gestora escolar e agora a frente da Secretaria de Educação tenho a missão de buscar melhorar esse setor em nosso município. Não é fácil, pois encontrei escolas sucateadas, ônibus sem as minimas condições de funcionar e aos poucos estamos cuidando disso, já temos várias escolas reformadas e sendo equipadas com carteiras etc, para Drª Cecilia a educação tem que ser tratada com muito carinho, assim como para mim. Ouço diariamente sugestões e reclamações de professores, mas percebo que é importante também ouvir o aluno, para entendermos seus anseios e desejos, então pensei porque não ir pessoalmente perguntar a eles? E foi uma experiencia muito boa, que pretendo repetir” afirmou a Secretária.
Cidade em Notícias















































































































