O governador da Bahia Rui Costa (PT) informou nesta quarta-feira (17) que o Estado já ativou praticamente todos os leitos destinados para pacientes com Covid-19. A última reserva, segundo ele, é o hospital de campanha instalado na Arena Fonte Nova.

“É a única reserva. Não tem mais leito. Todos os que tínhamos no pico da pandemia já estão abertos. Quando tem que lançar mão do último estoque de leitos, significa que depois disso não tem o que fazer. É recusar o paciente e ver a fila de ambulância se acumular na porta das UPAs e dos hospitais, e famílias gritando desesperadas. Essa cena é que estamos buscando evitar”, disse o governador em entrevista à TV Itapoan.

Em Salvador, praticamente todos os leitos clínicos e de UTI para pacientes infectados pelo novo coronavírus também já foram reabertos, com exceção do hospital de campanha instalado no Wet’n Wild, na Paralela.

De acordo com Rui Costa, a decisão de adotar o toque de recolher na Bahia foi para evitar que baianos com Covid-19 morram sem conseguir assistência médica. “Não queremos precisar abrir o leito da Fonte Nova, porque significa que chegamos ao limite máximo e, a partir daí, não teríamos mais o que fazer”, destacou.

Bahia.BA