:: ‘Destaque 3’
ITIÚBA: PREFEITA CECILIA RECEBE TITULO DE PROJETO INOVADOR 2018 EM FEIRA DE SANTANA
Nesta quinta-feira (22), a prefeita municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho, esteve presente no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) pra receber o Título de Projeto Inovador 2018, em reconhecimento de seu esforço e investimento. O título se refere à iniciativa de “Desenvolvimento e fomento a novos negócios”, e a cidade de Itiúba tem recebido destaque entre os municípios da região.

O título foi entregue pela Rede Cidade Digital, que diz que o objetivo da premiação é valorizar gestores inovadores, que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e a vida dos cidadãos.
Assessoria de Comunicação
Cecília Petrina de Carvalho
ITIÚBA: 2ª RODADA DOS CAMPEONATOS FEMININO E SUB 17 AGITA O FINAL DE SEMANA
Na tarde do último Sábado 24/03/2018, o Covas e Sitio dos Moços venceu a Escolinha 1º de Setembro pelo placar de 2×0, pela 2ª rodada do Campeonato de Futebol Feminino de 2018.

Na outra partida da tarde pelo Campeonato Masculino Sub 17, a equipe do Real Madrid venceu a Escolinha 1º de Setrmbro pelo placar de 2×1.

A 3ª rodada esta marcada para o próximo Sábado dia (31/03/2018) as 15 horas: Escolinha 1º de Setembro x Bahia Itiubense e logo depois as 17 horas: Esc.R. Talento x Projeto.
ITIÚBA: COMITIVA DE CAPIM GROSSO VISITA INSTALAÇÕES DO ATERRO SANITÁRIO EM BUSCA DE PARCERIA
O Grupo EXA, Empresa responsável pelo Aterro Sanitário do município de Itiúba, recebeu em suas instalações na última terça – feira (20-03/2018),uma comitiva da cidade de Capim Grosso formada pela Prefeita Drª Lídia, do Presidente da Câmara Bruno Vitor, e dos Vereadores Erivelton, Jamber e Nem.

A visita é referente a provável parceria do município com a empresa no intuito de se construir um aterro semelhante no município de Capim Grosso. Na ocasião a equipe técnica EXA explicou aos visitantes como funcionam as instalações e quais os procedimentos são utilizados desde a coleta, transporte e descarte dos resíduos.

Drª Lídia por sua vez, disse estar impressionada com o empreendimento no município de Itiúba e afirmou que irá batalhar para implantar algo semelhante no município de Capim Grosso, pois a população anseia por isso. Já o Presidente da Câmara Bruno Vitor, disse ter ficado feliz pela iniciativa simples e pelos resultados que a mesma trás, mostrando ser uma alternativa bem viável para seus munícipes e que irá juntamente com seus colegas do legislativo batalhar para que seu município venha a ser contemplado como o município de Itiúba foi.
Abaixo imagens da visita
Bahia lança edital para incentivar atletas em início de carreira

Fórum Baiano de Gestores Municipais de Esporte e Lazer
Foto: Carol Garcia/GOVBA
O esporte como elemento de inclusão social e o fomento das atividades esportivas para a formação de novos atletas na Bahia estão sendo discutidos até esta quarta-feira (21), no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Aberto nesta terça (20), o Fórum Baiano de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer foi marcado pelo lançamento de edital do Bolsa Esporte, no valor de R$ 600 mil.
“Hoje estamos lançando um edital do Bolsa Esporte com foco no atleta que está iniciando sua carreira. Estamos de olho nos jovens talentos, indicados pelas federações esportivas para que a Setre possa apoiar e dar desenvolvimento a esses atletas”, afirmou a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.
O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Setre e do Conselho de Esporte e Lazer do Estado da Bahia. Na ocasião, Olívia explicou que o fórum representa uma escuta coletiva, envolvendo gestores esportivos e atletas, que servirá de subsídio para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do segmento na Bahia. Ela lembrou que o Programa de Esporte e Lazer (Pelc), que contempla 78 cidades baianas, é um exemplo de como os municípios dão capilaridade às políticas públicas.
A secretária citou também o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador (FazAtleta). “Somente no FazAtleta, são R$ 4,5 milhões para atletas. Basta serem desportistas de alto rendimento e ranqueados. Temos desportistas de vários municípios, não apenas de Salvador. Os municípios, muitas vezes, não têm condição de patrocinar os atletas, mas podem acessar os recursos do Estado da Bahia, através dos nossos editais”, destacou.
O professor Lino Castellani Filho, da Universidade de Brasília (UnB), ressaltou que a Bahia foi “um dos estados que primeiramente introduziu no seu campo de políticas públicas um sistema estadual esportivo. Agora é preciso saber como avançar e continuar sendo uma referência nacional em termos de política esportiva. Nós estamos carentes de um sistema nacional de políticas para o esporte, mas isso não impediu que a Bahia desenvolvesse um próprio sistema estadual, que vem servindo de referência para outros estados brasileiros”.
Para o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Wilson Souza, a parceria com o Governo do Estado é fundamental e estratégica. “Nesse momento em que o país passa por uma crise econômica tão grande, o Governo do Estado vem cumprindo a agenda e os investimentos junto aos municípios. Lauro de Freitas, por exemplo, tem a presença da Setre reestruturando a Política de Esporte, Trabalho e Economia Solidária no município, valorizando essa visão de inclusão social”.
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
Corpo achado amarrado em açude de Valente é de homem natural de Salvador

Corpo foi encontrado boiando em açude na cidade de Valente | Foto: Notícias de Santaluz/Divulgação
A polícia confirmou que o homem encontrado amarrado boiando em um açude na cidade de Valente, na região sisaleira da Bahia, no início da tarde desta sexta-feira (9), é Adriano Oliveira dos Santos, de 34 anos, natural de Salvador. De acordo com a polícia, o corpo foi identificado por meio de uma carteira de trabalho encontrada no bolso da vítima, que vestia bermuda e camisa do time de futebol Paris Saint-German. Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas a vítima estava de bruços e com as mãos e os pés amarrados a uma pedra, além de perfurações na região do tórax, o que leva a polícia a suspeitar de homicídio. Peritos estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha. De acordo com a polícia, somente a perícia poderá esclarecer o tipo da arma que provocou as perfurações no corpo do homem, que já respondeu pelos crimes de furto e roubo a coletivos, na capital baiana. A polícia não soube informar se o homem estava morando em Valente ou em outra cidade da região. Autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela delegacia local.
Notícias de Santaluz
Senhor do Bonfim: Polícias incineram mais de 220 kg de maconha, crack e cocaína

Uma quantidade de 225 quilos de drogas foi incinerada nesta quarta-feira (28) em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru. O material continha maconha, crack e cocaína e foi apreendido ao longo do ano passado pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF-BA). A queima das drogas ocorreu um forno de uma fábrica, situada às margens da BR-407. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Vigilância Sanitária também acompanharam a ação.
Itiúba: 6º BPM APREENDE ARMA DE FOGO

No Município de Itiúba, em uma estrada vicinal, próximo ao povoado de Itapicuru, nesta sexta-feira (23), às 13h30, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar aprenderam uma espingarda de fabricação artesanal, abandonada por dois homens, que fugiram com a aproximação da viatura em ronda.
Blog do Netto
Polícia Militar descobre fábrica de armas artesanais em Monte Santo
Foto: Divulgação/PM
Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste desarticularam uma fábrica clandestina de armas de fogo na zona rural de Monte Santo, região sisaleira da Bahia, na noite desta segunda-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 22h30 após denúncia de que uma serralheria no povoado Lagoa do Saco estava sendo utilizada como fábrica clandestina de armas de fogo. Ao chegarem no local os policiais militares apreenderam quatro espingardas, uma pistola, munições de calibres diversos (32 e 36), bem como máquinas, materiais e peças para fabricação de armas de fogo e munição.
Foram encontrados ainda 22 canos, uma armação de madeira, um ferrolho, seis coronhas de madeira; uma vareta de limpeza, duas caixas com chumbo 5.5, um recipiente contendo espoletas; máquina de solda, torno, furadeira industrial, cilindro para arma de pressão e recipiente com pólvora. Também foram apreendidos na serralheria molde para corte de coronha, mini retífica elétrica, furadeira, lixadeira, duas gandolas de camuflagem, uma calça e dois chapéus do Exército.
Foto: Divulgação/PM
A guarnição realizou diligências, mas o proprietário do estabelecimento não foi localizado. “É de extrema importância a população denunciar práticas ilícitas, pois tem contribuído com o nosso trabalho. Com bases em outras denúncias recebidas já fizemos várias prisões na região. A PM continua intensificando as ações na zona rural e realizando operações para localizar o proprietário do local”, destaca o major PM Wellington Morais dos Santos, comandante da Cipe Nordeste. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia da cidade de Euclides da Cunha.
Notícias de Santaluz
Jovem é assassinado em Capim Grosso

Conforme as primeiras informações que chegaram a nossa redação, na noite desta terça-feira, 13 de fevereiro de 2018, um jovem de pré-nome Jefferson, foi assassinado no Bairro José Mendes de Queiroz, no contorno de São José, na cidade de Capim Grosso.
Ainda segundo relatos, a vítima teria sido executada dentro de sua residência, por homens não identificados. Não há informações sobre a motivação do crime.
Fonte: Augusto Urgente/Blog do Netto







































