Queda de arrecadação leva prefeitos a demitir em massa.
Prefeitos estão demitindo funcionários nos quatro cantos da Bahia. Por quê? Com a palavra Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB):
– A arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) despencou 20% em relação ao ano passado. E o dinheiro da repatriação, ficou em 5% do que foi praticado no fim do ano, muito abaixo das expectativas. Os prefeitos não têm outro jeito. O limite de gasto com pessoal imposto pela lei estourou. Ou eles apertam o cinto ou vão morrer. É ruim, é frustrante demitir em tempo de crise, mas ou demite ou as contas vão ser rejeitadas, essa é a regra.
Em suma, a crise está batendo pesado nos municípios. E nada indica que vai melhorar, muito pelo contrário. No pacote em que anunciou a ampliação do rombo das finanças federais para R$ 159 bilhões, ou R$ 20 bilhões a mais que o previsto, o governo já anunciou que vai ampliar os cortes nos repasses para Estados e Municípios.
Ou seja, o que já é ruim, vai ficar pior. Com o detalhe para os prefeitos. A previsão de melhora é para 2021. O que equivale a dizer que muitos prefeitos serão detonados nas urnas de 2020. Ano passado, 62 dos que tinham direito a reeleição caíram fora.
Fonte: Bahia.ba
ITIÚBA: BROTO ESTUDANTIL SERÁ REALIZADO NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

Um dos eventos mais aguardados do Ano de 2017, já tem data prevista para acontecer. O NIGHT FEST BROTO ITIUBA 7ª EDIÇÃO acontecerá no próximo final de semana, mais precisamente no dia 26 de agosto no clube 2 de Julho, o evento, terá a presença do top DJ Daniel Sã e a banda adolescente Os Patrões, desfile de lojas, com modelos regionais dança, teatro, além das presenças vips da Miss Bahia intercontinental Clara Borges do Mister e Modelo Wanderson Alves e muito muito mais.
A entrada custa apenas R$: 10,00
Moradores de comunidades de Itiúba e Queimadas e Ponto Novo realizam novo ato de protesto na Barragem de Ponto Novo
Moradores de localidades da zona rural das cidades de Itiúba, Queimadas e Ponto Novo realizaram mais um ato de protesto na Barragem de Ponto Novo nesta quinta-feira (17).
Uma pauta de reinvindicações foi apresentada pelos manifestantes:
– Liberar água da Barragem de Pindobaçu para a Barragem de Ponto Novo para liberar imediatamente água no Rio, visando atender aos abastecimentos humanos no trecho compreendido entre a Barragem de Ponto Novo e Espanta Gado;
– Discutir a vasão ecológica no Itapicuru Açu, da Barragem de Ponto Novo até a confluência com o Itapicuru Mirim, confirme ficou determinado pelo Projeto de Gerenciamento dos Recursos Hídricos;
– Discutir a preservação das matas ciliares e recuperação dos trechos degradados, principalmente os pontos mais assoreados fazem parte da pauta de reinvindicações apresentada pelos manifestantes.
Reuniões serão realizadas entre representantes das comunidades e órgãos como Embasa, Cerb e Inema, para discutir o problema e buscar uma solução.
A Polícia Militar e representantes da Embasa acompanharam a manifestação, que foi pacífica.
ITIÚBA: FILHA COM PAI DEFICIENTE EM COLAÇÃO DE GRAU EMOCIONA WEB
Publicada nesta terça-feira (15) na página pessoal de Deborah Freitas (irmã), fotos da bacharela em Direito, Sarah Freitas, entrando em sua colação de grau com o pai deficiente físico que está emocionando muitas pessoas em sua cidade Natal e na internet. As imagens estão viralizando nas redes sociais e mostram a formanda acompanhada dos pais em formatura que aconteceu em Salvador.

O pai de Sarah Freitas é o senhor José Cícero, servidor público aposentado, tem atrofia nas pernas e não consegue caminhar depois que sofreu um AVC em 2011. Mesmo assim, ele acompanhou a filha na entrada da colação. O momento foi filmado e deve ser divulgado pela família no Facebook.
“Parabéns a minha eterna professorinha Sarah Freitas, e agora doutora, por demonstrar gratidão a seus pais, atitude esta tão extinta nos dias atuais.”
Por: Renilson Ramos com fotos de Déborah Freitas.
BAHIA DE TAQUARI É CAMPEÃO DA 25ª COPA RURAL DE ITIÚBA
Aconteceu neste domingo (13/8), no estádio Raimundo Matos, a grande final da 25ª COPA RURAL DE ITIUBA. A edição 2017 foi uma das mais organizadas de todos os tempos. A competição contou com o patrocínio exclusivo da SUDESB que brindou os clubes participantes com uniformes e premiação, a organização ficou por conta da Secretaria de cultura, esporte e laser. A partida final teve o aparato e serviços da Policia Militar e Secretaria Municipal de saúde.
Com transmissão ao vivo pela Radio Abelha Dourada FM, a narração vibrante de Chagas Vieira, reportagens de Nilton Oliveira, comentários de Edmilson Alves, na retaguarda Adailton Souza, em um jogo bastante movimentado, um dos melhores jogos da competição, a equipe do Bahia de Taquari venceu pelo placar de 1 x 0, com gol de Rogério, a equipe do povoado de Varzinha das Olarias. O jogo foi uma final inédita, com as 2 equipes chegando a disputar o titulo pela primeira vez.
A equipe do Bahia de Taquari sagrou-se campeã da 25ª Copa Rural de Itiúba 2017, com a seguinte escalação: Wilton, Denílson, Cacau, Betão, Romário, Andrei, Jhone, Rogério, Lulu, Baixo, Anderson e Dívan. Técnico: Neguinho.
O jogador Eri, artilheiro da competição com 10 gols, não jogou a partida final em virtude está disputando o Campeonato intermunicipal pela Seleção de Serrinha/Ba.
Portal Itiúba. Net – informação: Edmilson Alves- Radialista DRT 5363/Ba
ATOR DADO DOLABELLA É PRESO
Foto: Reprodução / G1
O ator Dado Dolabella foi preso no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (17), por não pagamento de pensão alimentícia ao filho Eduardo Neves Dolabella, fruto de seu relacionamento com Fabiana Vasconcelos Neves. De acordo com a 11ª Delagacia de Polícia, na Rocinha, a dívida é de mais de R$ 196 mil. Segundo o G1, Dado chegou na delegacia por volta das 14h e não apresentou resistência ao ser preso.
ITIÚBA: ÁGUA DE PONTO NOVO COMEÇARÁ A ABASTECER EMERGENCIALMENTE DISTRITO DE COVAS

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itiúba, anunciou oficialmente nesta quinta – feira (17/08/2017), que a SERIN – Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia, informou que a água de Ponto Novo será liberada para atender o Distrito de Covas e localidades vizinhas.
De acordo com a nota, a abertura acontecerá em caráter de urgência devido a necessidade da região, porém essa liberação acontecerá em ocasiões eventuais, ou seja dois dias por semana a cada 15 dias.
Nesta sexta – feira 18/08/2017 e sábado 19/08/2017, serão liberados 1.500 metros cúbicos em cada dia.
A Prefeita Drª Cecilia Petrina de Carvalho está em Salvador, onde na ocasião estará assinando convênio com a SUDEC para o abastecimento com carro pipa nas localidades onde a água não chega.
Cidade em Notícias
PREFEITURA REALIZA REUNIÃO DE DIAGNÓSTICO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO EM RÔMULO CAMPOS
A Prefeitura Municipal de Itiúba, na última sexta – feira (11/08/2017), promoveu mais uma reunião setorial para discussão e elaboração do Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itiúba (PMSB).

Desta feira a empresa Tônus Sistemas Sustentáveis, contratada para realizar o plano em Itiúba, conduziu a reunião junto ao Comitê Executivo no Distrito de Rômulo Campos, dividindo todos os presentes em grupos para responderem algumas questões no levantamento de dados. No segundo momento, um representante de cada grupo foi até a frente ler de maneira objetiva as suas respostas, a respeito da coleta de lixo, armazenamento e tratamento de água no município, entre outros assuntos pertinentes.

A partir deste estudo, que constatou a realidade do município, serão elaborados os planos de melhorias que constarão no PMSB.
ASCOM
ITIÚBA: VEREADOR MARCELO DO ÔNIBUS VOLTA A ABORDAR O TEMA DA FALTA DE ÁGUA EM SESSÃO DA CÂMARA
O vereador Marcelo voltou a abordar a temática da falta d’água na localidade de Covas.
Na ocasião o edil afirmou que já esteve participando de reuniões com a prefeita Drª Cecilia Petrina de Carvalho e com o Deputado Bobô em busca de resolver o impasse da falta d’agua na localidade em Covas e região.
Segundo Marcelo, o Distrito de Covas está sendo abastecido através de carros pipas do PAC disponibilizados pela Secretaria de Agricultura.
O vereador afirmou novamente que há boatos de que a água será liberada para o Distrito, porém até o momento não há nada confirmado, mas que a Prefeita não está medindo esforços para que suas solicitações sejam atendidas
O impasse se dá por conta da suspensão do abastecimento vindo de Ponto Novo, sob a alegação que a água viria até a localidade de Covas via gravidade, ou seja da mesma forma como foi liberada do Açude Jacurici na Altura do Distrito de Rômulo Campos para os municípios de Queimadas e Santaluz, mas que segundo informações, no caso de Ponto Novo haverá desperdício ou seja a mesma coisa que ocorreu na situação anterior. Ainda segundo o edil a Embasa estaria realizando um estudo de viabilidade dessa situação, mas que o correto seria fazer a canalização da água de Ponto Novo até o Distrito de Covas.
Cidade em Notícias


























