IMG-20170928-WA0010-011

Na manhã da última quinta-feira (dia 28/09), a Coordenação Pedagógica Geral, sob a responsabilidade da professora Aryanne Alves Brandão e o Professor Antonio José (Toni), realizou o 9º Encontro de Coordenadores Pedagógicos, a fim de planejar as atividades e ações da IV unidade, baseando-se no tema norteador: “CIDADANIA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO”.

IMG-20170928-WA0013-013

Nesse sentido, foi feito um estudo do livro “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais”, organizado pela extinta Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) no ano de 2006, com o objetivo de aprofundar a reflexão acerca da Lei nº 10.639, implementada no dia 9 de janeiro de 2003, instituindo a obrigatoriedade de inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica.

IMG-20170928-WA0011-012

A Coordenação Pedagógica Geral reconhece a importância de se valorizar a diversidade presente na escola pública, por isso, desde a I unidade, vem através de ações dinamizadoras possibilitando a integração das unidades escolares no âmbito das dimensões política e pedagógica, bem como fomentando reflexões e questionamentos sobre a presença, ou não, da diversidade na prática das coordenadoras/es pedagógicas/os e, consequentemente, na prática das/os docente.

IMG-20170928-WA0015-001

Desse modo, será que existe sensibilidade para a diversidade na educação infantil, especial, na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no ensino fundamental, nas classes multisseriadas? Qual o lugar ocupado pela diversidade no cotidiano das escolas e nos planos de ação das/os coordenadoras/es pedagógicas/os? Ela figura como tema transversalizado no currículo? Faz parte do núcleo comum? Ou encontra espaço somente na parte diversificada?

IMG-20170928-WA0018-002

No intuito de emergir tais respostas e implementar ações respeitosas a Coordenação Pedagógica Geral perseguirá o propósito de colocar a diversidade num lugar de destaque nas preocupações pedagógicas e nos currículos e não apenas como uma preocupação restrita a um grupo de professoras/es, de alguns coletivos de profissionais no interior das escolas e na secretaria de educação.

DSC01049-005

Por isso, nessa última unidade letiva, a proposta é debater devidamente a história, a cultura, a identidade e os direitos dos povos negros, buscando reparar danos que se repetem há cinco séculos.

DSC01058-007

 A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, tornando-se capazes de construir uma nação democrática. É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrica marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

DSC01056-006

Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades que proporcionam diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia.

DSC01047-004

Por fim, segue a referência bibliográfica do livro que serviu como base teórica para o encontro de estudo da Coordenação Pedagógica:

BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientação e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: MEC/SECAD, 2006.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

Aryanne Alves Neri Brandão

Antonio José de Souza