IMG_2364-800x500

Um dos grandes destaques da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é sem dúvidas a ambientação do evento, que conta com elementos como o letreiro com o nome 8ª BIENAL, em composição com um grande painel iluminado representando um chapéu de guerreiro ao fundo. Nessa praça de acolhimento, localizada na área principal do Centro de Convenções, o público tem se aglomerado diariamente para conseguir fotos e registrar sua ida ao local.

IMG-20171001-WA0021-1

Porém, nem todos imaginam o trabalho por trás, não só desta arte, como também de outras intervenções em vários ambientes distribuídos no espaço do Centro de Convenções. Realizado pelos arquitetos Ivvy Pessôa Quintella, professora do Centro de Tecnologia (Ctec) e Eduardo Quintella, coordenador técnico do projeto, a proposta de ambientação contou com a participação dos alunos do grupo Luminaturas, um projeto de extensão multidisciplinar coordenado por Ivvy e selecionado no edital do Programa de Iniciação Artística da Ufal (Proinart/Proex/Ufal). Participam do grupo nove alunos das graduações em engenharias, arquitetura e design, entre eles o jovem itiubense Marcus Sousa que integra o curso de arquitetura, além do apoio das professoras Morgana Duarte e Juliana Donato, e dois mestrandos.

IMG_0188

O planejamento da ambientação vem sendo desenvolvido pelo grupo há aproximadamente três meses, em reuniões com a direção da Edufal, consistindo em diversas etapas, como a idealização, projeto arquitetônico, modelagem 3D, fotomontagens, Impressão 3D dos elementos componentes, verificação dos detalhes da parte estrutural, dentre outros pontos. Tudo isso baseado no tema do evento Livros que envolvem, leituras que libertam, além do bicentenário da emancipação política de Alagoas, trazendo imagens que representassem fortemente a cultura e a identidade alagoanas.

O espaço foi pensando para um público estimado de 25 mil pessoas por dia, visando o conforto, democratização dos espaços, melhor fluidez na circulação de todos, além de seguir a conexão com o trabalho de design gráfico projetado pela Assessoria de Comunicação da Ufal (Ascom). A decoração conta com instalações que aproveitam a luz do sol, grandes fitas aéreas nas cores características do evento, paginação das cores e desenho do carpete até o final da área principal, diversos móbiles de acrílico cortados à laser na entrada principal, na fonte e nos stands da Edufal e Ascom, origamis, texturização de portais com fitas, além dos já famosos chapéu de guerreiro e letras em tamanho grande formando o nome do evento.

João Paulo Rocha – estudante em Relações Públicas

Fotos –  Manuel Henrique e Diana Monteiro