22688646_1950110201913755_3714567346534809296_n

A Prefeita Municipal de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho, esteve presente na Conferência Estadual do PCdoB, que aconteceu nestes sábado e domingo (21 e 22 de outubro) na cidade de Salvador, no hotel Sol Bahia, onde estiveram presentes o Governador Rui Costa e mais de 200 delegados de todo o estado para debater as teses do 14º Congresso Nacional da legenda, que acontecerá em novembro, na cidade de São Paulo.
Na ocasião, ficou reeleito o deputado federal Davidson Magalhães presidente do partido e 82 novos integrantes no Comitê Estadual.

Além do vice-governador João Leão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e da senadora Lídice da Mata, a conferência teve como ponto alto do evento a presença do governador baiano, que saudou os dirigentes e militantes, destacando o papel do partido na luta do povo brasileiro e baiano. “O PCdoB tem sido um parceiro importante nas mudanças que aconteceram no Brasil durante os governos de Lula e Dilma. É uma marca sua defender os interesses maiores do povo brasileiro”, afirmou Rui Costa.

Além de debaterem as teses do 14o Congresso Nacional, apresentada pelo dirigente nacional do partido Haroldo Lima, os delegados reivindicaram a construção de uma candidatura comunista ao Senado Federal, nas eleições do ano que vem. Três nomes estão postos para o projeto: os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, e o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.

De acordo com a organização do encontro, ela é resultado de um processo de realização de 183 conferências municipais. A partir dos encontros locais, além da mobilização de mais de 200 delegados e delegadas comunistas, o PCdoB conseguiu ainda fazer o recadastramento de 8 mil filiados e filiadas, a segunda maior marca alcançada entre todos os estados. “Isso representa a força social do PCdoB. A nossa Conferência não é um desfecho, mas um passo para o fortalecimento do nosso Partido. A tarefa agora é fortalecer os nossos comitês nos grandes e médios municípios do nosso estado”, disse Daniele Costa, secretária Estadual de Organização.

Com informações do PCdoB Bahia e site do Deputado Bobô / imagens: acervo PCdoB

ASCOM – CECÍLIA PETRINA DE CARVALHO