:: jan/2022
Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e outros portais do governo são hackeados
O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) da Bahia foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (20). Outros 20 portais do governo do estado, como o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Um grupo do Paraná assumiu a autoria do caso.
Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, além de insultos ao governador Rui Costa e à vacina. Também na publicação, o grupo hacker afirmou ter “máximo respeito aos profissionais de segurança pública”.
Nesta manhã, o portal segue fora do ar e o endereço está sendo direcionado para o site do governo do estado.
Através de nota, o governo do Estado disse que a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque ao sites institucionais do Governo do Estado.
De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados.
A Prodeb ainda afirma que não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Ainda segundo a nota, técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.
G1
VEÍCULO FURTADO EM LOCADORA É RECUPERADO PELA PRF EM SENHOR DO BONFIM (BA)

Na tarde de hoje (19), mais um veículo furtado foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desta vez, a ação foi registrada no KM 117 da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim.
A equipe fiscalizava a rodovia, quando abordou um Hyundai/Creta para verificação e, constatou a existência de um registro de furto. A ocorrência foi datada em julho de 2021, na cidade de Santo André (SP).
Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado juntamente com o veículo apreendido à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.
PRF
SOBE PARA 214 O NÚMERO DE CASOS ATIVOS DE COVID – 19, EM SENHOR DO BONFIM

A Prefeitura de Senhor do Bonfim divulgou na noite da última quarta – feira, 19 de janeiro de 2022, mais um boletim epidemiológico do Município.
Ao total já são 214 casos ativos de Covid – 19, 44 foram confirmados nas ultimas 24 horas. 9 pacientes estão na UTI,, ocupando assim 90% dos leitos.
Cidade em Notícias
Micro ônibus do TFD de Capim Grosso se envolve em acidente na BR 324

O micro ônibus do TFD do município de Capim Grosso, se envolveu em um acidente na madrugada desta quinta-feira (20), na BR 324 trecho entre Feira de Santana a Salvador.
Segundo as informações colhidas pelo Blog do Ril de Beto, o veículo colidiu com um caminhão F4000 que estava transportando bananas. A causa do acidente teria sido pelo motivo de um pneu ter estourado, fazendo o motorista perder o controle e colidir com o micro.
Ainda de acordo com o apurado, três pacientes tiveram alguns ferimentos e foram encaminhados pela consessionaria Via Bahia para atendimento hospitalar em Feira de Santana, entretanto todos passam bem e não corre risco de morte.
Os demais pacientes que estavam no micro ônibus foram embarcados em veículos de Tratamento Fora do Domicílio, de outros municípios e seguiram viagem para realizar os procedimentos anteriormente agendandos em Salvador.
Blog do Ril de Beto
Fotos: redes sociais
PREFEITURA DE ANDORINHA FIRMA CONVÊNIO COM A FACULDADE AGES E OFERECE BOLSA DE 50% AOS SERVIDORES E SEUS FAMILIARES
O Prefeito Renato Brandão assinou na manhã desta quarta-feira (19), um convênio com a Faculdade Ages, que dá oportunidade dos servidores públicos municipais efetivos e comissionados de ingressar na Faculdade Ages, com desconto nas mensalidades de 50% nos cursos de graduação e 25% em pós-graduação.
O desconto também é estendido para os dependentes diretos dos funcionários (esposo, esposa e filhos). Além disso o convênio também possibilita ao servidor utilizar o financiamento “Pra Valer”, que é próprio da Faculdade, e permite que depois do desconto aplicado de 50%, os 50% restantes que o aluno irá pagar poderá ter metade do valor financiado pela Faculdade e ele só pague após a conclusão do curso, sem acréscimo de juros.
Em razão da Faculdade Ages ficar localizada no município de Senhor do Bonfim o prefeito Renato Brandão disse que, além dos descontos oferecidos, a gestão vai disponibilizar o transporte até a faculdade para os estudantes de Andorinha. “Nós queremos a cada dia, buscar mais parcerias para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Sabemos do importante papel que a educação tem de tranformar vidas e esse convênio representa a preocupação que nós temos em construir o futuro dos andorinhenses”, afirmou.
Participaram da reunião a Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães; o vice-prefeito, José Vitor; o consultor de Empresas da Ages, Osório Rebouças; o Secretário de Administração, Carlos André Guimarães e os vereadores Jairo Duarte e Nenê do Dário.
Na próxima quarta-feira (26), a Faculdade Ages estará com um Stand na Secretaria de Educação, para tirar dúvidas a respeito dos cursos disponíveis e demais informações.
ASCOM PMA
Funcionário de São José do Jacuipe é demitido após ida ao motel com carro de prefeitura

Um funcionário do município de São José do Jacuípe, no interior da Bahia, foi demitido nesta segunda-feira (17) após usar o veículo da prefeitura em uma ida a um motel em Jacobina, no Piemonte da Diamantina.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que supostamente o servidor público deixa o motel localizado na cidade que fica a cerca de 76 km de São José do Jacuípe.
Em nota, a prefeitura de São José do Jacuípe informou que um funcionário do município conduzia o veículo e agiu de forma contrária às normas estabelecidas por lei. O homem foi desligado da administração municipal. A identidade não foi revelada.
Bahia Notícias
BBB 22 tem melhor estreia do programa em quatro anos

A aguardada estreia do Big Brother Brasil 22 fez bonito na audiência da Globo na noite desta segunda-feira (17). Agora comandado por Tadeu Schmidt – em substituição a Tiago Leifert -, o reality show de maior sucesso da TV brasileira voltou ao ar com excelentes índices de sintonia.
De acordo com dados preliminares divulgados no Twitter, a temporada 2022 da casa mais vigiada do Brasil marcou média de 27,5 pontos na Grande São Paulo, com direito a picos de 30,2 e share de 45%. Trata-se da melhor estreia do programa desde o BBB 18, que debutou com média de 30,9.
Com tão bom desempenho, o BBB 22 praticamente humilhou a concorrência em sua faixa de exibição. O SBT, por exemplo, fez 5,8 pontos no confronto direto, ficando em segundo lugar com a dobradinha entre a novela infantil Carinha de Anjo e o Programa do Ratinho.
Já a terceira colocada Record TV, que exibia a série A Bíblia, seguida do jornalístico Aeroporto, anotou apenas 5. Na sequência vieram a Band (3,7) – com as estreias de Faustão na Band e de 1001 Perguntas, novo game show de Zeca Camargo – e a TV Cultura (0,6).
Vale recordar que todos os números relativos à data de hoje se tratam de meras prévias. Isso significa que eles podem sofrer alguma variação, para mais ou para menos, nas médias consolidadas, as quais virão a ser divulgadas somente amanhã (terça-feira, 18).
Observatório da tv
Faustão estreia na Band com vice-liderança em audiência e bomba na web

Fausto Silva conquistou um feito inédito para a Band em sua estreia na emissora na última segunda-feira (17). O comunicador alcançou o 2º lugar do Ibope na Grande São Paulo, principal praça da TV.
Com participações de Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Alexandre Pires, o veterano conseguiu marcar 8 pontos de audiência, chegando a picos de 10 pontos, ficando atrás apenas da Globo com o ‘Jornal Nacional’ nos primeiros minutos do programa e depois da novela ‘Um Lugar ao Sol’.
A marca é significativa para a Band, que há anos enfrenta uma baixa audiência na faixa de horário contra a Globo e a Record. A última vez que a emissora alcançou a marca foi em 2009, segundo o site Notícias da TV, com a exibição do humorístico ‘Uma Escolinha Muito Louca’.
Ainda de acordo com o site, a faixa escolhida para Faustão era um horário que não costumava passar dos 2 pontos. Em Salvador, o ‘Faustão na Band’ ficou em 4º lugar no Ibope, com a marca de 3,2.
Ao longo do programa, Fausto contou com o auxílio do filho, João Guilherme, que estreou na função, e da jornalista Anne Lottermann, para conduzir a atração que mesclava apresentações musicais e perguntas do trio.
Entre as tradições mantidas estão as Videocassetadas e a música que acompanha o quadro. A atração é a que abre o programa de Fausto, e chegou a durar 15 minutos.
Na web, a forma como o apresentador estava a vontade chamou a atenção do público. “Fausto Silva tão feliz que até canta na estreia”, apontou um internauta. “Estamos vivendo em um Brasil onde é possível ligar a TV e ver Faustão interagindo com Zeca Pagodinho numa segunda-feira à noite. Por mim, tudo bem”, brincou outro.
BAHIA NOTÍCIAS
32ª CORRIDA RÚSTICA DE ITIÚBA É REALIZADA COM SUCESSO

Aconteceu na manhã do ultimo domingo, 16 de Janeiro de 2022, a 32ª Corrida rústica de Itiúba.
Vereador atira em PM durante briga de trânsito na Bahia

Um soldado da Policial Militar, identificado como Harisson Miranda, foi baleado durante uma briga de trânsito, na cidade de Santa Luzia, no sul da Bahia. O caso aconteceu na noite de domingo (16), no distrito de Betânia.
Segundo informações da 62ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Camacan, onde o policial é lotado, o autor dos disparos foi identificado como Laudicesar Faria de Souza, conhecido como Piquitito. O suspeito é vereador de Santa Luzia. No momento em que foi baleado, o policial não estava em serviço.
Ainda de acordo com a PM, o soldado foi atingido por quatro disparos. O suspeito fugiu em seguida. O militar foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, e não corre risco de morte.
A 62ª CIPM informou que o soldado Harisson trabalha na unidade há cerca de 10 anos, e não há informações sobre o que teria motivado a briga.
Policiais fizeram rondas na região logo após o crime, mas não conseguiram localizar o suspeito. O caso é investigado pela Polícia Civil, que realiza buscas na tentativa de encontrar o vereador.
Fonte: g1













