ITIÚBA: TORNEIO DE FUTEBOL É REALIZADO NO BAIRRO SÃO GONÇALO E BATE RECORDE DE PÚBLICO

Aconteceu no ultimo final de semana no Bairro São Gonçalo um torneio de futebol realizado entre as equipes da São Gonçalo I e II, Bairro do Alto e Fazenda Bela Conquista.
O intuito do evento foi arrecadar fundos para a realização do tradicional Arraía Luar do Sertanejo que acontecerá no bairro no próximo dia 18 de junho de 2017, que contará com as presenças de Zenilton Brandão, Forrozeiros da Moleca, Valmir Cigano e Kaylane Gonçalves.

O torneio surpreendeu pela grande quantidade de pessoas presentes e superou todas as expectativas.

O evento foi organizado por Maurilio Silva e Edmilson Poeta e contou com o apoio do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Raimundo Carvalho – Caxunxa.
Cidade em Notícias
ITIÚBA: PROFESSORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATUAREM NO PROJETO CARAVANA DO LAZER QUE ACONTECERÁ NA CIDADE

O “Projeto Caravana do Lazer”, chegará a Itiúba no final de semana, e os trabalhos para a execução do mesmo já começaram.

Dezenas de professores da rede pública de ensino participam de uma capacitação para desenvolverem as atividades para as crianças na próxima sexta – feira (26/05/2017), na praça Getúlio Vargas.

O Coordenador do Projeto Gustavo Miranda esteve reunido com a Prefeita Cecilia Petrina, os Secretários de Cultura, Esporte e Lazer Raimundo – Caxunxa, de Educação Joelma Sousa, de Saúde Drª Reimi Yamazaki e seus respectivos assessores para definirem os últimos detalhes da parceria Estado e Município.

O Projeto será coordenado no município pela professora Maristela.

Idealizado e desenvolvido pela Sudesb desde 2008, o Programa Caravana do Lazer é uma importante ação de formação de agentes comunitários para o desenvolvimento de práticas de lazer. Este programa atende, prioritariamente, a municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com alta vulnerabilidade social. A sua execução é desenvolvida por equipe técnica da Sudesb, formada por profissionais de educação física e com experiência na área de lazer comunitário e eventos, que desenvolve ações em municípios baianos, buscando a educação, integração social e a convivência pacífica das populações.

A preparação dos agentes municipais é feita por meio de uma formação de multiplicadores, com duração de 26 horas. O programa capacita, em média, 80 agentes por cidade, que ao final recebem certificados que os qualificam como agentes de lazer no município. O aprendizado adquirido é colocado em prática nas atividades recreativas realizadas no Dia de Lazer, ponto alto da ação e que reúne milhares de crianças/jovens a cada edição.
As atividades desenvolvidas no Dia do Lazer serão:
Oficinas de pintura e desenho
Oficina de papel e reutilizados
Oficina de leitura infantil
01 oficina de blocos de madeira
02 camas elásticas grandes
01 piscina de bolinhas
01 pista de sabão grande
01 jogo de ludo gigante
01 jogo de corrida maluca gigante
02 jogos de dominó gigantes
01 dama gigante
01 jogo da memória
01 amarelinha
02 gangorras cavalinhos
01 miniquadra de voleibol
01 oficina de golzinho
Jogos culturais: cordas elásticas, corda grande, peteca, elástico.
Jogos de salão: dama, dominó, xadrez
Jogos recreativos: corrida de saco, ovo na colher, garrafão, baleado etc.
Informações Sudesb/Cidade em Notícias
Mattos Nascimento fará show na Noite Gospel de Senhor do Bonfim

Um dos maiores Cantores Gospel do Brasil, MATTOS NASCIMENTO & BANDA, estarão em Sr. do Bonfim no dia 27 de Maio na GRANDE NOITE GOSPEL, no Aniversario da cidade, Façam já as suas caravanas e vamos lotar o Parque da Cidade com uma Super estrutura de palco, som, luz, toldos, banheiros químicos e segurança.
“Valeu Prefeito Carlos Brasileiro, valeu Vereador Carlos de Tijuaçu, Cleiton e Eliseu pelo empenho”. A Noite Gospel já virou tradição e é um dos eventos mais esperados no Aniversario da cidade.
Parabéns Bonfim 132 anos de historia.
Ascom – Mandato do Negão/Maravilha Notícias
ITIÚBA: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVERÁ O MUTIRÃO DE CIRURGIAS

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Itiúba e Secretaria Municipal de Saúde promoverá o Mutirão de Cirurgias, que tem por principal objetivo auxiliar a população do município de Itiúba na redução da fila de espera de cirurgias, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.
Inicialmente estão contempladas: hérnias, útero e vesícula.
Será disponibilizada a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados em Senhor do Bonfim. Isso permitirá que a população Itiubense tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos.
O cadastramento dos pacientes é feito na Secretaria de Saúde, que funciona das 8 às 12hs e das 14 às 18hs.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
ITIÚBA: MUTIRÃO DO GLAUCOMA ACONTECERÁ NA CIDADE

O Mutirão de Glaucoma vai atender gratuitamente, na quinta-feira, dia 01 de maio, no Centro de Especialidades e Reabilitação, em Itiúba, que fica atrás da Secretaria de Saúde. Segundo estudo realizado pela consultoria de saúde Evidências – Kantar Health, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata.
A avaliação e os colírios serão gratuitos, e tudo que você precisa levar é identidade, CPF, última receita dos colírios, cartão do SUS e comprovante de residência. A ação é uma realização do Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Itiúba e Secretaria Municipal de Saúde.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
ITIÚBA: CAPACITAÇÃO DO PROJETO JEEP ACONTECE NO COLÉGIO BELARMINO PINTO
Teve inicio na ultima quarta feira – feira (24/05/2017), uma capacitação para professores do Colégio Municipalizado Belarmino Pinto, para aplicarem o tema empreendedorismo a alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º ano.

Fazendo a abertura do evento, a Secretária de Educação Joelma Sousa falou sobre a importância do projeto e sobre a parceria com o SEBRAE, o Secretário de Administração Roberval Bastos representando a Prefeita Drª Cecilia Petrina que cumpre agenda de compromissos em Salvador, esteve presente e ressaltou a importância do projeto não somente para os jovens como também para toda a comunidaade.

Representantes da Aciai Hildenaide Catarino, Aurora e Tatiana também marcaram presença e parabenizaram a diretora Maria Gorete por mais essa conquista.

A realização do projeto é do SEBRAE em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), O projeto que teve inicio no ano 2016 tem por objetivo incentivar comportamentos empreendedores nos alunos e estimulá – los a buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A capacitação para os professores tem duração de 45 horas e acontecerá durante toda a semana, com encerramento previsto para a sexta – feira.

Os professores selecionados para participarem do programa recebem capacitação todos os dias, durante 1 semana, com pausa para o almoço que acontece no próprio Colégio.

Ano passado o projeto foi desenvolvido no Colégio Belarmino, culminando com uma bela feira empreendedora. Esse ano O Colégio Antônio Simões Valadares também foi contemplado.

A Diretora Gorete disse ter ficado muito feliz pelos resultados no ano passado e espera que neste ano estes venham a ser superados, agradeceu o apoio que recebeu de toda a equipe e disse também que não medirá esforços para que o projeto cresça ainda mais.

Cidade em Notícias
ITIÚBA: 1° MEGA EVENTO MUSICAL BATE RECORDE DE PÚBLICO
Superando todas as expectativas, o Projeto do Ponto de Cultura – 1° Mega Encontro Musical de Itiúba aconteceu em grande estilo no ultimo final de semana.

O evento foi divido em 2 dias, sábado com atrações locais e domingo o grande encontro de Filarmônicas.

Abrindo o evento a Prefeita Drª Cecilia Petrina falou da importância da cultura para o município, pois gera emprego e renda e ainda afirmou que eventos desse porte devem acontecer mais e que todos terão seu apoio, não somente quanto gestora, mas também como amante da boa música.

O Sábado contou com as apresentações do Grupo Folha de Cajú, Grupo de Dança Familly Brown, Pisada de Luxo, Grupo Outra Alternativa, Zenilton Brandão, Carilhos Itiúba, Quinteto Estevan Moura, Pablo Figueiredo, Grupo de Pífano da Fazenda Viadinha, Jorbinho Aboiador, Grupo de Dança A Máfia e Charles Azeredo.
Já no domingo a programação começou logo pela manhã com o desfile das Filarmônicas e da Fanfara do Lar Santa Maria pelas ruas da cidade.

A programação da noite para a surpresa de todos e felicidade geral da música clássica, o público lotou a praça para prestigiar as apresentações das filarmônicas, no total foram 5 Filarmônicas e a Grandiosa Orquestra de Conceição do Coité.

A 1ª a se apresentar foi a Filarmônica 9 de Maio de João Dourada, em seguida veio a Filarmônica 25 de Fevereiro de São Gabriel que modernizou na sua apresentação interpretando clássicos de Legião Urbana e Edson Gomes, logo após veio a Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina fazendo uma belíssima apresentação, na sequencia veio a Orquestra Santo Antônio de Conceição do Coité que deu um show a parte impressionando o público com seus violinos e finalizando o evento em grande estilo veio a anfitriã Filarmônica 4 de Janeiro de Itiúba.

O Projeto foi desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o Governo Municipal, tendo como Coordenadores Cristiano Ramalho, Maestro Egnaldo Paixão, Zacarias Junqueira, Joel Porto, Nildo Porto com a colaboração da jornalista Tatiana Bontay.
Cidade em Notícias
ITIÚBA: NOVO POINT SERÁ INAUGURADO COM MUITA FESTA

Diante do sucesso do Point do Glauber, o empresário Glauber Carvalho decidiu continuar inovando e agora trás para Itiúba, O Boteco.
A inauguração do espaço acontecerá no próximo dia 10-06-2017 e será feita em grande estilo com várias apresentações musicais como: A grande sensação do momento em Itiúba, Tom Santana, Além de Rennan Gonzaga, Gabriel Moreira e Kid Paredão.
O novo point da cidade, contará com Shop, Yakesoba, Drinks, Petiscos e Cervejas de várias marcas e fica localizado na Rua dos Artistas em frente ao Posto Itiúba
ITIÚBA: COORDENAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ITINERANTE REALIZA CAPACITAÇÃO COM EQUIPE DE APOIO DAS SALAS DE RECURSOS DO MUNICÍPIO

Aconteceu na manhã desta terça – feira (23-05-2017), no salão da Câmara de Vereadores de Itiúba, uma capacitação com as equipes de apoio das salas de recursos do município.

O público alvo da capacitação foi as equipes de apoio das 7 escolas que contam com as salas de recursos.

A abertura do evento foi feita pela Secretária de Educação Joelma Sousa que falou da importância da formação continuada e o quanto a mesma auxilia o profissional no aprimoramento das suas funções, além de ajudar a lidar com situações mais complexas, principalmente quando a pratica profissional exige muita atenção, como é o caso das salas de recursos.

Na sequencia a coordenadora da equipe Multidisciplinar Itinerante Ednalva dos Santos, falou também sobre a importância do evento e o quanto aconteceram avanços na área aqui no município, hoje já são 7 salas de recursos que trabalham com alunos especiais, o que é uma vitória muito grande, ressaltou também o quanto é fundamental as capacitações, pois ouvindo diretamente os profissionais que estão envolvidos no processo fica mais fácil, esclarecer as duvidas de cada um e acompanhar também os avanços.

Em seguida houve uma belíssima apresentação da interprete de libras Ana Carla, além de dinâmicas e debates que contaram com a participação do Professor e Vereador Edson Laranjeira.

O encerramento ficou por conta da cantora Audayne França que fez um show a parte e na sequência foi servido um Coffee Break.
Cidade em Notícias
Dono de carroça é preso após cavalo desfalecer por não suportar carga
Foto: Reprodução / Blog do Braga/Santaluz
Um homem foi detido por maus tratos a um animal em Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste baiano. O acusado continua detido nesta terça-feira (23) e deve ser liberado após assinar um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência], em que se compromete a passar o cavalo aos cuidados de uma ONG de proteção e defesa animal. Segundo a delegacia da cidade, o cavalo fraturou uma pata e caiu ao não suportar o peso da carroça que transportava madeira. Segundo o Bahia Notícias, o fato ocorreu no domingo (21) no cruzamento de duas avenidas no centro da cidade. Populares chegaram a levantar o cavalo. Depois, policiais civis encontraram o dono que foi levado algemado à delegacia. Ainda segundo a Polícia Civil, tanto o cavalo ferido como outro animal usado para carga pelo acusado vão ser direcionados à ONG.




























