REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
A Prefeitura Municipal de Itiúba realizou na última sexta-feira (09), a uma audiência pública, de Lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

A criação do PMSB é obrigatória a todos os municípios conforme a Lei Federal Nº 11.445/2007 (Estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico). O Plano é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais, relativos aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Ele irá abranger as quatro áreas relacionadas.

Será realizada uma série de mobilizações e oficinas junto com a população itiubense e suas comunidades pra construção destes documentos que irão compor o Plano. Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da empresa Tônus Sistemas Sustentáveis e da Funasa, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. Após as discussões com as comunidades, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado na Câmara Municipal de Vereadores.
A audiência foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação da prefeita Cecília Petrina, vice-prefeito José Francisco dos Santos Filho, do secretário de Agricultura Raimundo Costa, secretária de educação Joelma Sousa, secretária de assistência social Rosineide Dias, secretária de saúde Reimi Yamazaki, secretário de Cultura Raimundo Alves, chefe de gabinete Abel Bispo, Agente de Desenvolvimento Lorena Francine, vereadores Marcelo do Ônibus, Cesar Enfermeiro, e Daniel do Nadinho, entre outros.
Com este plano, é possível reforçar o comprometimento da Prefeita Cecília Petrina com o trabalho e o desenvolvimento do município de Itiúba, visando à saúde de suas comunidades através do saneamento básico, garantindo melhores condições de vida para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças ao mesmo tempo em que garante-se a preservação do meio ambiente.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
Matéria: Vitória Lima
ITIÚBA: SECRETARIA DE AGRICULTURA VIABILIZA COMPRA DE MILHO DA CONAB PARA BENEFICIAR PRODUTORES DA REGIÃO

A Prefeitura Municipal de Itiúba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e seu representante Raimundo Costa, viabilizou a compra de milho junto à Conab para todos os produtores da região. A venda será a preço de mercado e vai facilitar a vida dos criadores que enfrentam o sexto ano de estiagem. Essa iniciativa objetiva garantir o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos de milho. Tem como clientes os pequenos criadores de rebanho, incluindo as micro agroindústrias de beneficiamento e produção de ração. Itiúba é o primeiro e único município da região à aderir ao programa.

Ascom/Vitória Lima
Diretores do Grupo Exa visitam usina de tratamento de resíduos sólidos perigosos

O GRUPO EXA empresa especializada em gestão de resíduos sólidos, que opera o aterro sanitário no município de Itiúba BA, informa que firmou parceria com uma empresa do sul do país especializada em decomposição de resíduos sólidos perigosos (como lixo hospitalar, industriais e outros) apresentando uma tecnologia e emprego para a macrorregião.
Blog do Walterley
Itiúba: Cães e gatos estão sendo mortos por envenenamento

Matança de cães e gatos no município de Itiúba, centro norte da Bahia, vem chamando a atenção da população protetora dos animais. Em apenas uma semana já foram encontrado mais de 10 cachorros e gatos mortos no centro da cidade. A maioria dos animais era de rua e ficavam nas proximidades da Praça da Feira, Praça do Vaqueiro e Avenida Getúlio Vargas, no centro.
Segundo munícipes que simpatizam a causa animal, essa matança é constante e precisa ser investigada pelas autoridades do município urgentemente.
Conforme relatos de moradores são comuns os maus tratos aos animais de rua na cidade. Acredita-se que eles foram envenenados propositalmente. Outros cães e gatos de rua foram encontrados mortos de quinta para sábado. Vídeo, publicado na internet mostra um cão se debatendo até a morte, com suspeita de envenenamento, veja.
Por: Renilson Ramos
ITIÚBA: ANIMAIS NA PISTA CAUSAM ACIDENTE COM ÔNIBUS QUE TRAZIA GRUPO OUTRA ALTERNATIVA

Aconteceu na madrugada do último domingo 11/06/2017, por volta das 01:00 da madrugada, nas proximidades da cidade de Ponto Novo, um acidente envolvendo o ônibus que trazia o Grupo Outra Alternativa de Itiúba.

O Grupo voltava de uma apresentação no III Encontro de Itiubenses na cidade de Salvador, no Restaurante Grande Sertão, na Costa Azul e ao chegarem próximo da cidade de Ponto Novo, o ônibus se chocou com vários animais na pista e por pouco uma tragedia não aconteceu.
Felizmente ninguém se feriu.
Além do Grupo, Viajavam também o Cantor Charles Azeredo, a Assessora de Comunicação da Prefeitura Vitória Lima, a Produtora do Site Cidade em Notícias Tatiana Bontay e o motorista Adailton.
O trecho em que o acidente ocorreu é considerado critico, pois é constante muitos animais na pista. O local ficava a poucos metros de onde aconteceu o acidente que levou a óbito Agnaldo dos Anjos em 11/03/2015, vitima de um acidente de motocicleta.
Cidade em Notícias
III ENCONTRO DE ITIUBENSES É REALIZADO COM SUCESSO EM SALVADOR

Aconteceu no último sábado o III Encontro de itiubenses em Salvador.
O evento aconteceu no Restaurante Grande Sertão, na Costa Azul em Salvador e teve como anfitriões a Banda Farofa D’agua que contou com a participação mais que especial do mega Sanfoneiro Renato Gomes que participou recentemente da Batalha dos Sanfoneiros da Rede Globo Regional.
Representando Itiúba, marcaram presença o Grupo Outra Alternativa e o Cantor Charles Azeredo.
A festa foi marcada pelo bom forró que agitou a todos os presentes que lotavam o espaço.
Cidade em Noticias
Mais fotos: LINK DO ÁLBUM NO FACEBOOK
Em mais uma ação da CPAC foragido de São Paulo é capturado em Itiuba

Robes Bispo do Nascimento foragido de São Paulo foi preso no dia 11 de junho (domingo por volta das 6:30, por uma Gu da CPAC na fazenda Carrancudo pertencente a Itiúba onde se escondia a alguns meses.
O mesmo tem em seu desfavor um mandando de prisão por homicídio qualificado cometido em Itaquaquecetuba SP.
Robes (vulgo sulo) foi conduzido e apresentado na DP de Senhor do Bonfim ao delegado plantonista que lavrou o flagrante.
Informação: Edmilson Alves – Colaboração CPAC
ITIÚBA: PREFEITURA REALIZA COM SUCESSO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OPERAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS
Representantes de 7 comunidades da zona rural de Itiúba e comunidades de municípios vizinhos (Santa Luz, Cansanção, Nordestina, Monte Santo e Quijingue) que possuem poços artesianos participaram de um curso de capacitação para operadores de poços, na manhã da última sexta-feira, dia 2 de junho. A atividade, realizada no povoado do Umbuzeiro foi promovida pelo PAD – Programa de Água Doce, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itiúba e Secretaria Municipal de Agricultura.
O programa promove o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, por meio da dessalinização de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais, técnicos e sociais. Em Itiúba, esse sistema está presente em 7 localidades, sendo elas Pedra do Negro, Riacho das Pedras, Morro Redondo, Ponta Baixa, Umbuzeiro, Urubu e Lagoa do Tanque e cada sistema de tratamento terá capacidade para atender em média, de 40 a 50 famílias. De modo simplificado, o sistema purifica a água salobra coletada por meio dos poços.
ASCOM/VITÓRIA LIMA
ITIÚBA: REINAUGURAÇÃO DO CAPS I REALIZADA COM SUCESSO

Na manhã desta quinta-feira, 8 de junho, foi reinaugurado o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

O espaço continua na mesma localização, porém com novas adaptações, aptas a prestação de serviço e atendimento qualificado. A reforma foi realizada com recursos próprios obedecendo as determinações da SESAB, além de estruturação para ser feito o acompanhamento familiar: realização de visitas domiciliares e atendimento às urgências psiquiátricas e execução da emenda parlamentar de 2016 do Deputado Federal João Gualberto, para a aquisição de equipamentos, mobiliários e um VÉICULO do CAPS.

Estiveram presentes na reinauguração do CAPS, a Prefeita Municipal de Itiúba Cecília Petrina de Carvalho, o vice-prefeito, José Francisco dos Santos Filho, a Secretária Municipal de Saúde Reimi Yamazaki e vereadores Marcelo do Ônibus, Cesar Enfermeiro e Romenil, secretários de Administração Roberval Bastos, de finanças Evanice Bispo, de assistência social Rosineide Dias, da infraestrutura Natanael Goes, de governo Agnaldo Freitas e o chefe de gabinete Abel Bispo.

O vereador Marcelo do Ônibus parabenizou a Prefeitura por estar administrando com êxito as importantes questões relativas a saúde do município e lembrou que em administrações passadas, a saúde não tinha tanta atenção como está tendo hoje na atual administração.
A Prefeita Cecília agradeceu a presença de todos e ressaltou a união de trabalho da Prefeitura, “em nossa administração um problema do município é problema de todo o governo e não apenas de uma ou outra secretaria, somos uma equipe que procura trabalhar com responsabilidade para realizações como a de hoje, de reinaugurar esta importantíssima unidade de atendimento da saúde mental”, disse a Prefeita, que também valorizou a equipe do CAPS, “os profissionais que aqui atuam no atendimento da saúde são muito qualificados e sabem da importância da acolhida compreensiva e do apoio durante o atendimento, temos plena confiança em nossa equipe” acrescentou.
ASCOM – PMI
GOVERNO DESENVOLVIMENTO, COMPETÊNCIA E TRABALHO
Matéria: Vitória Lima
ITIÚBA: ESCOLINHA JULIANA REALIZA SEU TRADICIONAL ARRAIA E BATE RECORDE DE PÚBLICO
Como já é tradição a Escolinha Juliana realizou no último domingo 04/06/2017, o seu arraia.

A festa foi realizada na AABB e contou com grandes atrações musicais como Zenilton Brandão e Tom Santana que levantaram o público presente que lotou o espaço da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB a dançar do inicio ao fim.

A ornamentação estava impecável e contava com várias barracas de comidas e bebidas típicas que deu um clima bem junino ao evento.

A diretora Luciana disse estar muito feliz com o sucesso da festa e principalmente pelo carinho que os pais dos alunos apoiam a realização do seu tradicional arraia.










































































