:: maio/2023
Caso Alice: Justiça condena adolescente que matou criança de 6 anos

O adolescente acusado de matar Alice de 6 anos de idade no dia 5 de abril deste ano, em Araci na região sisaleira, foi condenado a três anos de internação em unidade socioeducativa, prazo máximo previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A decisão foi tomada pelo juiz José Brandão Netto, do Juizado da Infância e da Juventude da comarca da cidade. De acordo com informações levantadas pela Voz do Campo, o julgamento aconteceu nesta última quarta-feira (17).
O jovem confessou o crime à polícia, ao juiz e à promotora de Justiça, Dra. Severina Patrícia. Segundo ele, o motivo foi que a menina o irritava, já que ela ia com frequência à casa dele para brincar com a irmã do menino, da mesma idade.
O corpo da menina foi encontrado com um cinto amarrado no pescoço e um saco plástico envolvendo a cabeça. A mãe do adolescente disse que teve que se mudar, pois estava sofrendo ameaças. Segundo o apurado, o pai do adolescente costuma praticar violência doméstica contra a esposa, mãe do jovem infrator.
O menor segue apreendido. A decisão ainda cabe recurso. O juiz José Brandão falou com a reportagem da Voz do Campo, da necessidade de redução da maioridade penal no Brasil.
“Em outro plano, não podemos desconsiderar a indignação causada em toda comunidade de Araci na forma com que o representado agiu, fato que teve repercussão local e nacional. Assim, a medida sugerida pelo Ministério Público, ainda é pouca, mas é a que se afigura como a mais adequada hipótese nesse procedimento, qual seja, a de internação em estabelecimento educacional.
A internação tem cabimento na hipótese de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa, segundo o art. 122, II, do ECA,” disse o magistrado. Após o período de internação que tem prazo máximo de 03 anos, o adolescente deverá submetido a Liberdade Assistida, nos termos do art. 121, §4º do ECA
A voz do Campo
Homem sofre tentativa de homicídio no Bairro da São Gonçalo II, em ITIUBA

Um homem, sofreu uma tentativa de homicídio, na manhã desta quinta feira, 18 de maio de 2023, por volta das 8h da manhã, no Bairro da São Gonçalo II, em ITIUBA.
Dois elementos não identificados, chegaram na porta da residência da vítima e efetuaram aproximadamente 05 disparos em sua direção, com arma de fogo, e evadiram-se em seguida numa motocicleta Honda CG 160 preta, de dados não anotados. A vítima conseguiu fugir e não foi atingido por nenhum disparo.
Diligências estão sendo realizadas no intuito de localizar suspeitos.
Cidade em Notícias
Imagens: Redes sociais
Informações: PM
#itiuba
Bombeiro Militar localiza e resgata corpo de homem que estava desaparecido após tentar cruzar o rio Itapicuru de moto

Equipes do 15º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Paulo Afonso) e do 2º Grupamento de Ribeira do Pombal resgataram na manhã desta terça-feira, 16, o corpo de Danilo Figueiredo de Sousa, 32 anos. Ele desapareceu por volta de 01h10 da madrugada de segunda-feira, 15, quando tentou atravessar uma passagem molhada [semelhante a ponte, mas que a água passa por cima] pilotando uma motocicleta, no momento a correnteza era forte do rio Itaícuru e ele acabou sendo arrastado. O acidente aconteceu na localidade Varzinha do Curtume, zona rural de Tucano.
Divulgação GBM
Uma guarnição da cidade de Paulo Afonso se deslocou para atender a ocorrência e numa ação conjunta com a guarnição de Ribeira do Pombal iniciaram as buscas no no leito do rio utilizando o bote. No local já havia uma equipe de mergulhadores GMar, que ja estavam procedendo as buscas.
O corpo foi encontrado por volta das 09h a cerca de 4 ou 5km do local, preso em uma galharda em meio ao rio.
O mesmo foi removido até o local do acidente e entregue a responsabilidade de Guarnição PM. A operação foi encerrada cerca de 10h20.
Uma imagem muito chocante foi registrada quando o pai da vítima visualizou o corpo do filho sendo retirado, ele entrou em desespero dizendo que queria abracá-lo, mas foi contido pelos bombeiros.
Redação CN | Informações 15º GBM
Vereadora Vivia de Covas fala sobre Segurança Pública, animais soltos entre outros assuntos

A Vereadora Vivia de Covas fez uso da tribuna da Câmara de vereadores de Itiúba, na Sessão da ultima terça – feira, 16 de maio de 2023. Na ocasião a Vereadora falou sobre a problemática dos acidentes envolvendo animais soltos, Segurança Pública entre outros assuntos.
Imagens: Câmara de Vereadores de Itiúba
Edição: Cidade em Notícias
PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITIÚBA DR PAULO VINICIUS FAZ USO DA TRIBUNA

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itiúba faz uso da Tribuna na ultima terça feira, 16 de maio de 2023. Imagens:
Câmara de Vereadores de Itiúba
Edição: Cidade em Notícias
VEREADOR MARCELO DO ÔNIBUS FALA SOBRE A CONVENÇÃO DO AVANTE EM SALVADOR ENTRE OUTROS ASSUNTOS

O Lider do Governo, Vereador Marcelo do Ônibus fala sobre a Convenção do Avante em Salvador entre outros assuntos.
Imagens: Câmara de Vereadores de Itiúba
Edição: Cidade em Notícias
VEREADOR IVAN FALA SOBRE ASSUNTOS LIGADOS A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE ITIÚBA

IVAN DA SAÚDE
O Vereador Ivan da Saúde fez uso da Tribuna da Câmara de Vereadores de Itiúba na ultima terça – feira, 16 de maio de 2023. Na ocasião o Edil abordou assuntos relacionados a Secretaria de Saúde do Município.
Imagens: Câmara de Vereadores de Itiúba Edição:
Cidade em Notícias
Presidente da Câmara Paulo Vinicius fala sobre Convenção do Avante em Salvador

O Presidente da Câmara de Vereadores de ITIUBA, Dr Paulo Vinicius falou com exclusividade ao Cidade em Notícias sobre a Reunião do Avante em Salvador.
Confira: @pauloviniciusjansen
Cidade em Notícias
MPF pede a prisão de repórter da Record TV por racismo

Foto: Reprodução
A Justiça Federal recebeu denúncia contra o jornalista da TV Correio, afiliada da Record no Paraná, Emerson Machado Lima, por suspeita de prática do crime de racismo. O MInistério Público Federal pede a prisão do jornalista, al?e do pagamento de multa e reparação dos “danos sociais e prejuízos causados a coletividade”.
Através de seu advogado de defesa, Emerson, revelou à coluna Splash, do Uol, que sempre “repudiou esse tipo de conduta” e que julga se tratar de um “mal-entendido” por parte do MPF. “Em momento algum [Emerson] praticou e nem teve a menor intenção de cometer o crime pelo qual está sendo acusado”.
Saiba o que aconteceu:
Ao noticiar um caso de homicídio, o jornalista disse algumas falas pejorativas a respeito do candomblé. O suspeito de cometer o crime foi preso na casa de um amigo que praticava a religião.
“Segundo informações, o Marcos já participava de candomblé, né?, dessas tribos, negócio de candomblé e o Marcos já participava. O acusado também já participava desse negócio de magia, de candomblé, já participava desse encontro aqui mesmo nessa casa”, disse Emerson.
Segundo a denúncia, o apresentador “proferiu falas racistas, disseminando, em tom agressivo, discriminação por orientação religiosa”. E adiciona que Emerson “reverberou agressões raciais em faces de religiosos da matriz do candomblé, afro-religiões, que sofreram constrangimentos e humilhações após a fala do locutor da televisão”, por seu discurso “generalizador e abstrato” ao descrever o crime e abordar a crença do suspeito.
Bahia Notícias
Funcionário da Neoenergia Coelba é baleado quando cortava energia de residência por inadimplência

Um funcionário da Neoenergia Coelba foi baleado no fim da manhã desta terça-feira, 16, quando realizava o corte de energia de uma residência por inadimplencia, na localidade conhecida como Fazenda Novilha, Zona Rural de Quixabeira, no território da Bacia do Jacuípe.
O proprietário do imóvel identificado como Geraldo Alencar atirou contra dois funcionários da empresa de eletricidade. Após os disparos, as vítimas deixaram imediatamente o local e acionaram a Polícia Militar, seguindo os protocolos de segurança da Neoenergia. Os policiais identificaram o acusado e efetuaram a prisão por tentativa de homicídio. O mesmo foi conduzido à Delegacia de Capim Grosso.
Nota da Coelba
A empresa se manifestou na tarde de hoje e encaminhou uma nota à imprensa informado que o colaborador atingido foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capim Grosso e está em avaliação médica. A Neoenergia Coelba está prestando todo o apoio necessário aos dois profissionais.
“A distribuidora de energia condena, veementemente, qualquer conduta violenta, sobretudo que atente contra a vida. O departamento Jurídico da concessionária está acompanhando o caso junto às autoridades policiais e adotará todas as medidas cabíveis para que o crime não fique impune, dando pleno cumprimento da lei”.
Ainda de acordo com a Coelba as atividades realizadas pelos seus funcionários estão previstas em suas atuações do cotidiano.
CN | Informações Coelba











